Terra Nova do
Norte - MT
Autora: Elizangela Pereira Martins
Artigo: Formação Continuada
dos Profissionais e as Novas Tecnologias na Educação
Resumo: Este estudo se deu através de uma
pesquisa que foi realizada na cidade de Terra Nova do Norte no Estado do Mato
Grosso, e tem por objetivo entender a importância da formação continuada para
todos os profissionais da educação e a importância da preparação desses
profissionais para o uso das tecnologias que chegam às escolas, e se a mesma
atende as necessidades de todos os e que trabalham direta ou indiretamente na
educação. Buscando assim, suscitar o despertar de novos olhares para a natureza
da continuidade da formação continuada dos profissionais que trabalham na
educação (gestores, coordenadores, professores, cozinheiras, guardas, etc.).
Trazendo assim, o repensar de suas práticas, objetivando a melhoria de seu
trabalho, e contribuindo na organização escolar através do uso de diversas
ferramentas tecnológicas. As formações continuadas para o uso das novas
tecnologias devem atender as necessidades intrínsecas dos profissionais e faz
parte de um processo permanente de desenvolvimento profissional que deve ser
assegurado a todos, a fim de aprimorar a sua prática e seus conhecimentos para
o uso das novas tecnologias. Propiciando atualizações, das temáticas
educacionais e apoiar-se numa reflexão sobre a prática educativa, promovendo um
processo constante de auto-avaliação que oriente a construção contínua de
competências e habilidades que cada profissional deve apresentar na sua área.
Assim, a escola deve ser o local da aprendizagem e igualdade para todos os
profissionais envolvidos na educação permitindo-lhes mudanças nas suas práticas
sociais e culturais através dessa imensa globalização tecnológica por qual a
escola e o mundo passa.
Palavras-chave: Formação Continuada. Profissionais da
Educação. Escola. Ferramentas tecnológicas. Desenvolvimento profissional.
Abstract: This study was through a survey that was held in Newfoundland North in the State of Mato Grosso, and aims to understand the importance of continuing education for all professionals in education and the importance of preparing these professionals to use of technologies that go to school, and whether it meets the needs of all and who work directly or indirectly in education. Seeking thus raise the awakening of new insights into the nature of the continuity of ongoing training of professionals working in education (managers, engineers, teachers, cooks, guards, etc..). Thus bringing them to rethink their practices, aiming to improve their work, and contributing to the school organization through the use of various technological tools. The continuing education for the use of new technologies must meet the intrinsic needs of professionals and is part of an ongoing process of professional development should be ensured to everyone in order to improve their practice and their knowledge for the use of new technologies. Providing updates, and support of educational issues is a reflection on educational practice, promoting a constant process of self-assessment to guide the continuous building of competencies and skills that every professional should have in your area. Thus, the school should be the place of learning and equality for all professionals involved in education allowing them to changes in their social and cultural practices across this vast technological globalization by which the school and the world goes.
Keywords: Continuing Education. Professional Education. School. Technological tools. Professional development.
Formação
Continuada dos Profissionais e as Novas Tecnologias na Educação
Esse estudo tem por
objetivo entender como a Escola Municipal Vista Alegre vê a importância da
formação continuada e o uso das novas tecnologias para todos profissionais da
educação. Assim está pesquisa se dará através de um estudo Bibliográfico com
observação na escola escolhida, para verificar a importância da formação
continuada para todo corpo docente presente no âmbito escolar.
O motivo que me levou
realizar esta pesquisa foi enxergar que o reconhecimento de uma sociedade cada
vez mais evoluída deve ser acompanhado da conscientização da necessidade de
incluir nos currículos escolares as habilidades e competências para lidar com
esses avanços tecnológicos. No contexto de uma sociedade do conhecimento, a
educação exige uma abordagem diferente em que o componente tecnológico não pode
ser ignorado.
As novas tecnologias e o
aumento exponencial da informação levam a uma nova organização de trabalho, em
que se faz necessário: a imprescindível especialização dos saberes; a
colaboração interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar; o fácil
acesso à informação e a consideração do conhecimento como um valor precioso, de
utilidade na vida econômica.
Diante disso, um novo
paradigma está surgindo na educação e o papel do professor, frente às novas
tecnologias. Com as novas tecnologias pode-se desenvolver um conjunto de
atividades com interesse didático-pedagógico, como: intercâmbios de dados
científicos e culturais de diversa natureza; produção de texto em língua
estrangeira; elaboração de jornais inter-escolas, permitindo desenvolvimento de
ambientes de aprendizagem centrados na atividade dos alunos e no conhecimento
dos profissionais da rede da educacional, na importância da interação social e
no desenvolvimento de um espírito de colaboração e de autonomia desses profissionais.
Os profissionais da
educação, neste contexto de mudança, precisam saber orientar-se para orientar
os educando sobre onde colher informação, como tratá-la e como utilizá-la. Esse
educador será o encaminhador da autopromoção e o conselheiro da aprendizagem
dos alunos, ora estimulando o trabalho individual, ora apoiando o trabalho de
grupos reunidos por área de interesses.
A qualidade da educação,
geralmente centradas nas inovações curriculares e didáticas, não pode se
colocar à margem dos recursos disponíveis para levar adiante as reformas e
inovações em matéria educativa, nem das formas de gestão que possibilitam sua
implantação. A incorporação das novas tecnologias como conteúdos básicos comuns
é um elemento que pode contribuir para uma maior vinculação entre os contextos
de ensino e as culturas que se desenvolvem fora do âmbito escolar.
Frente a esta situação, as
instituições educacionais enfrentam o desafio não apenas de incorporar as novas
tecnologias como conteúdos do ensino, mas também reconhecer e partir das
concepções que as crianças têm sobre estas tecnologias para elaborar,
desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento de
uma disposição reflexiva sobre os conhecimentos e os usos tecnológicos.
Mercado 1998, a sociedade atual
passa por profundas mudanças caracterizadas por uma profunda valorização da
informação. Na chamada Sociedade da Informação, processos de aquisição do
conhecimento assumem um papel de destaque e passam a exigir um profissional
crítico, criativo, com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de
trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. Cabe a educação formar esse
profissional e para isso, está não se sustenta apenas na instrução que o
professor passa ao aluno, mas na construção do conhecimento pelo aluno e no
desenvolvimento de novas competências, como: capacidade de inovar, criar o novo
a partir do conhecido, adaptabilidade ao novo, criatividade, autonomia,
comunicação.
Portanto, hoje a função da
formação continuada na escola é preparar seus profissionais para resolver
problemas e responder rapidamente às mudanças contínuas presentes na educação.
E para isso, está não se sustenta apenas na construção do conhecimento dos
profissionais, mas no desenvolvimento de suas competências e das habilidades
que cada um procura desenvolver na sua melhor maneira.
2 JUSTIFICATIVA
Atualmente o mundo
está vivendo em processo de profundas e aceleradas transformação em que tudo se
modifica. Tal processo é condicionado por inúmeros fatores, dentre eles os
avanços científicos, tecnológicos, que multiplicam as informações que
distribuem conhecimentos, influenciando os sistemas, e conseqüentemente gerando
novas diretrizes que norteiam as políticas vigentes do âmbito econômico,
político, social e educacional. Isso implica na criação de novos espaços de
convivência de atuação para indivíduos. Pensando no
grande avanço da educação, esse projeto será criado para que os profissionais
da educação aprendam através da formação continuada a lidar com esse imenso
mundo da tecnologia para assim repensarem á pratica do dia-a-dia, uma vez que
as novidades aumentam cada dia nesse mundo globalizado que vivemos.
Assim, através das inúmeras
transformações, o uso das tecnologias é concebido de forma articulada aonde, as
necessidades tornam-se intrínsecas para os profissionais docentes ou não
docentes que faz parte do processo permanente de desenvolvimento profissional o
qual deve ser assegurado a todos, a fim de aprimorar a sua prática e seus
conhecimentos. Por isso, estas mudanças devem propiciar atualizações,
aprofundamentos das temáticas educacionais e apoiar-se numa reflexão sobre a
prática educativa, promovendo um processo constante de auto-avaliação que
oriente a construção contínua de competências profissionais e as habilidades
que cada profissional deve apresentar na sua área.
Esse projeto busca o despertar de novos
olhares para o uso das tecnologias nos encontros de formação continuada
realizados para todos os profissionais da educação (gestores, coordenadores,
professores, cozinheiras, guardas, etc) trazendo assim, o repensar de suas
práticas, objetivando a melhoria de seu trabalho, e contribuindo na organização
escolar através do uso de diversas ferramentas tecnológicas.
Nesse contexto, com as
mudanças das revoluções educacionais não é concebível que ainda haja
profissionais da educação que permaneçam à margem desse desenvolvimento, já que
a política educacional deve ter resultados eficientes e eficazes, aonde se
necessita de profissionais que sejam um profundo conhecedor de sua área de
atuação. Assim, a escola deve ser o local da aprendizagem de que as regras do
espaço público democrático garantem a igualdade para todos os profissionais
envolvidos direto ou indiretamente com a educação permitindo-lhes mudanças nas
suas práticas sociais e culturais através dessa imensa globalização tecnológica
por qual o mundo passa.
Portanto,
vi-me na necessidade de analisar e refletir sobre a importância da formação
continuada através do uso das novas tecnologias para entender como os
profissionais inseridos na educação lida e vem à importância da tecnologia em
suas vidas e a importância de não parar no meio do caminho. Pois nessa
globalização que estamos vivendo aquele que para perde o seu lugar para aquele
que nunca deixa de buscar conhecimentos e caminhos para crescer. Pois, a
educação inicial ou continuada é um direito de todo cidadão que deseja se
aprimorar, adquirir novos conhecimentos e ampliar suas habilidades nesse mundo
globalizado para não ter medo do “novo” vendo isto como um desafio a ser
superado a cada dia.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Importância da Tecnologia nas Escolas e a
inserção dos Profissionais Através da Formação Continuada
Nos dias atuais as novas
tecnologias de informação invadiram a sociedade atual. Elas estão presentes em
todos os espaços acarretando significativas mudanças e transformações econômicas,
políticas, sociais e culturais. Na nossa sociedade, o domínio das novas
tecnologias é notável em qualquer lugar, aonde esta se redefinindo os processos
de trabalho é a formação dos funcionários ficando indispensável e necessário
que haja todos sejam ingressados nesta globalização em que o mundo vive.
Assim Martins, 2006 diz:
O uso das novas tecnologias da
educação abre diversas questões de premente discussão. Por um lado,
encontram-se as instituições que precisam incorporar essas tecnologias, no
outro lado esta a realidade que não se pode pensar em introdução dessas
inovações tecnológicas sem pensar nas profundas mudanças nos modos de ensinar e
na própria concepção dos sistemas de globalização. (Martins, 2006, P.01)
Através desta reflexão de
Martins entende-se que não pode ser ignorada a análise do mercado de trabalho
atual, pois é de suma importância a qualificação profissional.
A baixa qualidade de
ensino e a falta de fornecimento de qualificações para os novos empregados da
sociedade informacional podem rebaixar pessoas ou excluí-las do mercado de
trabalho, nesse ponto, a formação continuada tornou-se fundamental e melhorou o
perfil dos profissionais da educação.
Para Mercado, 1999:
O processo de preparação dos
profissionais da educação consiste em cursos ou treinamentos com pequena
duração ou nos encontros de Formação Continuadas, voltando-se para a exploração
dessas tecnologias que estão integrando o meio educacional, cabendo aos
profissionais expor suas maiores dificuldades para que se desenvolvam
atividades acerca dessas novas ferramentas, e para que assim eles tenham a
oportunidade de sanar suas dificuldades e potencializá-las através da sua
pratica. (Mercado, 1999, p.18)
Assim, percebemos que com
as novas tecnologias de Informação abrem-se novas possibilidades, exigindo uma
nova postura de todos os profissionais envolvidos com a educação. Com a
utilização de redes telemáticas na educação, podem-se obter informações nas
fontes, como centros de pesquisa, Universidades, Bibliotecas, permitindo
trabalhos em parceria com diferentes escolas; conexão com alunos e professores
a qualquer hora e local, favorecendo o desenvolvimento de trabalhos com troca
de informações entre escolas, estados e países, através de cartas, contos,
permitindo que o professor trabalhe melhor o desenvolvimento do conhecimento
dos seus alunos.
Para Mercado é preciso:
Uma organização curricular inovadora
que, ao ultrapassar a forma tradicional de organização curricular, estabeleça
novas relações entre a teoria e a prática. Oferecendo condições para a
emergência do trabalho coletivo e interdisciplinar que possibilite a aquisição
de uma competência técnica e política que permita aos profissionais se situar
criticamente no novo espaço tecnológico das escolas. (Mercado, 2002, p. 19)
Pretto1996 acredita que o
acesso às redes de computadores interconectadas à distância permitem que a
aprendizagem ocorra freqüentemente no espaço virtual, que precisa ser inserido
às práticas diárias. Aonde essas ferramentas devem ser utilizadas como fontes
inovadoras fazendo nos repensar e ver a globalização que vivemos.
Mas para termos essa visão
é necessário que a escola seja um espaço privilegiado de interação social, onde
este deve interligar-se aos demais espaços de conhecimento incorporando os
recursos tecnológicos e a comunicação via redes, permitindo fazer as pontes entre
conhecimentos para tornar-se um novo elemento de cooperação e transformação. A
forma de produzir, armazenar e disseminar a informação estão mudando; o enorme
volume de fontes de pesquisas é aberto pela Internet, bibliotecas digitais em
substituição às publicações impressas e os cursos à distância, por
videoconferências ou pela Internet.
Lévy relata:
O perfil dos profissionais da educação
é orientado para uma determinada “especialização”, mesmo por que, o tempo
necessário para essa apropriação não o permite. Como resultado, evidencia-se a
fragilidade das ações e da formação, refletidas também através dos interesses
econômicos e políticos. (Lévy,1993, p. 34).
A introdução das novas
tecnologias na escola para fazer coisas novas e pedagogicamente importantes
pode ser realizada de outras maneiras. O aprendiz, utilizando metodologias
adequadas, poderá utilizar estas tecnologias na integração de matérias
estanques, onde escola passa a ser um lugar mais interessante que preparara
cidadãos para o seu futuro. A aprendizagem centra-se nas diferenças individuais
e na capacitação para torná-lo um usuário independente da informação, capaz de
usar vários tipos de fontes de informação e meios de comunicação eletrônica.
Assim, a escola cabe a
introdução das novas tecnologias de comunicação e conduzir o processo de
mudança da atuação dos profissionais, que é o principal ator destas mudanças, capacitá-los
a buscar corretamente a informação em fontes de diversos tipos. É necessário
também, conscientizar toda a sociedade escola, da importância da tecnologia
para o desenvolvimento social e cultural de cada cidadão, onde deve se buscar
esse desenvolvimento desses profissionais nos encontros de formação continuada
oferecidos pela escola.
Esse é um grande salto de
qualidade na utilização das novas tecnologias podendo se dar na formação dos
profissionais, além de incentivar a utilização de novas tecnologias de ensino,
estimulando pesquisas interdisciplinares adaptadas à realidade brasileira. As
mais avançadas tecnologias poderão ser empregadas para criar, experimentar e
avaliar produtos educacionais, cujo alvo é avançar um novo paradigma na
educação, adequado à sociedade de informação para redimensionar os valores
humanos, aprofundar as habilidades de pensamento e tornar o trabalho mais
participativo e motivante nas mais respectivas áreas da educação, desde as
profissionais da limpeza até vigia, professores, secretarias e gestores.
A integração do trabalho
educacional com as novas tecnologias como ferramentas de ensino, exige uma
reflexão sistemática acerca de seus objetivos, de suas técnicas, dos conteúdos
escolhidos, das grandes habilidades e seus pré-requisitos, enfim, ao próprio
significado da Educação.
Gómez 2002 diz:
A falta
de uma estratégia para o uso educativo de novos meios e tecnologias provoca a
perda de seu potencial para os fins que se procuram, pois o processo através do
quais os educados e os professores devem apropriar-se adequadamente aos novos
meios e tecnologias não é um processo automático nem autodidata, um determinado
uso dos meios e tecnologias da diversão e entretenimento para um uso destinado
a objetivos de aprendizado e análise também não é espontâneo. Requer capacitação específica e especializada
para seus profissionais. (GOMÉZ, 2002, p. 66)
Com as novas tecnologias,
novas formas de aprender, novas competências são exigidas, novas formas são
necessárias e fundamentalmente, por isso é necessário formar continuamente o
novo profissional docente ou não para atuar neste ambiente telemático, em que a
tecnologia serve como mediador do processo ensino-aprendizagem.
Assim, a formação
continuada contribui para preparar profissionais docentes ou não docentes para
usar adequadamente as novas tecnologias cada qual na sua área.
Nóvoa, diz que:
As tentativas para incluir o estudo
das novas tecnologias nos currículos dos cursos de formação de professores e
funcionários às vezes encontram rejeição ao uso da tecnologia mantendo uma
formação em que predomina a reprodução de modelos substituíveis por outros mais
adequados à problemática educacional. ( Nóvoa, p, 402, 1996)
Os professores são
profissionais que tem uma função re(criadora) sistemática, sendo esta a única
forma de proceder quando se tem alunos e contextos de ensino com
características tão diversificadas, como sucede em todos os níveis de ensino. A
função do professor é a criação e recriação sistemática, que tem em conta o
contexto em que se desenvolve a sua atividade e a população-alvo desta
atividade.
Garcia 1992, diz que é
preciso:
Estimular a pesquisa e colocá-lo a caminho e
estar aberto à riqueza da exploração, da descoberta de que todos os
profissionais, também podem aprender através da formação e este, durante e ao
final do processo, precisa incorporar o conhecimento recebido com a prática de
suas funções diárias para refletir sobre as novas tendências tecnológicas e
educacionais presentes nos dias atuais. (Garcia, 1992, p, 25)
Neste contexto a reflexão,
como princípio didático, é fundamental em qualquer metodologia, levando o
sujeito a repensar o processo do qual participa dentro da escola. A formação
continuada deve considerar a realidade em que o docente trabalha suas
ansiedades, suas deficiências e dificuldades encontradas no trabalho, para que
consiga visualizar a tecnologia como uma ajuda e vir, realmente, a utilizar-se
dela de uma forma consistente e adequada.
O processo de formação
continuada permite condições para construir conhecimento sobre as novas
tecnologias, entender por que e como integrar estas a sua prática diária e ser
capaz de superar entraves administrativos e pedagógicos, possibilitando a
transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora
voltada para a resolução de problemas específicos do interesse de cada
profissional.
Assim Schon1992, acredita
que com as mudanças que vem ocorrendo em todos os campos do saber deslocam o
modelo de educação escolarizada, que ocorre numa determinada faixa etária e num
determinado espaço físico, apoiada na especialização do saber, para uma
educação continuada que dá importância ao sujeito, à reflexão e a aprendizagem
em sua aplicabilidade à vida social, fundamentada em princípios de cidadania e
liberdade para todos.
Partindo dessa reflexão,
acreditasse que os profissionais devem ser mediador e aprimorar seus
conhecimentos, buscando sanar suas duvidas potencializar seus interesses
através dos encontros de formação continuada, para que haja trocas de
experiências, socialização com colegas e superação dos desafios a partir da
reflexão acerca da formação continuada e a sua importância na inserção dos
profissionais da educação no uso das novas tecnologias.
A formação continuada é um processo complexo, pois cada
profissional tem um modo próprio de processar a informação que recebe e de
colocá-la em prática.
Neste sentido Imbérnon (2006) nos coloca:
Para
que seja significativa e útil, a formação precisa ter um alto componente de
adaptabilidade a real idade diferente do professor. E quanto maior a sua
capacidade de adaptação mais facilmente ela ser á pos ta em prática em sala de
aula ou na escola e será incorporada às práticas profissionais habituais. Um
dos objetivos de toda formação válida deve ser o de poder ser experimentada e
também proporcionar a oportunidade para desenvolver uma prática reflexiva
competente (IMBÉRNON, 2006, p.17).
O uso da tecnologia nos
encontros de formação continuada deve garantir a presença dos recursos
tecnológicos e interagir nos processos curriculares, promovendo um novo
encantamento aos seus profissionais contribuindo para acontecer transformações
qualitativas na sua praticas. Dando importância a aplicação e contribuição para
que os profissionais se interessem pelos conteúdos que todas as matérias
oferecem e no caso especifico da Geografia esses aparelhos digitais irão
facilitar o entendimento sobre os assuntos dessa disciplina contribuindo para o
processo de ensino-aprendizagem, que irá garantir uma sala de aula dinâmica e
com poder de comunicação.
Assim, através do uso das
tecnologias deve ser possível diversificar os tipos de representação,
multiplicar as diferentes linguagens na educação, melhorar as condições de
acesso às informações, à proporção que se alcança essa diversificação aumenta a
possibilidade de ocorrer uma aprendizagem significativa.
O espaço existente para a
formação continuada dos profissionais trata-se de um grande desafio, pois a
qualidade do ensino depende da qualidade da formação dos profissionais que
atuam na educação. Para isso, faz-se
necessário formar profissionais conscientes das práticas educativas que
desenvolvem, como também, dispostos a refletirem sobre elas, a superarem
dificuldades encontradas para o uso das tecnologias a criarem ou adaptarem
situações educativas em consonância com as características das crianças e do
cotidiano de sua responsabilidade.
Estas considerações nos levam ao entendimento de que a
formação continuada deverá ser o espaço de divulgação do trabalho, de
conhecimento das novas práticas, de reflexão das ações, de interação das
experiências, de superação das dificuldades e de reorganização do conhecimento.
Portanto, é necessário promover à interação de diferentes profissionais, como
também, a integração das diferentes áreas do conhecimento traduzidas no
contexto da Educação.
Assim, o processo de formação continuada para o uso das
tecnologias deve estar voltado para as diversas necessidades cotidianas das
instituições, ou seja, aos diferentes contextos profissionais.
Segundo Pimenta (1999), o desenvolvimento profissional é
um processo vivencial não puramente individual, mas um processo em contexto, ou
seja, é um processo que depende da vida pessoal do professor, mas também das
políticas e dos contextos no quais ele realiza a atividade docente.
A formação continuada é um processo complexo, pois cada
profissional tem um modo próprio de processar a informação que recebe e de
colocá-la em prática para superar seus desafios e adquirir conhecimento.
Neste sentido Imbérnon (2006) nos coloca:
Para que
seja significativa e útil, a formação continuada dos profissionais precisa ter
um alto componente de adaptabilidade a real idade diferente. E quanto maior a
sua capacidade de adaptação mais facilmente ela será posta em prática em sala
de aula ou na escola e será incorporada às práticas profissionais habituais. Um
dos objetivos de toda formação válida deve ser o de poder ser experimentada e
também proporcionar a oportunidade para desenvolver uma prática reflexiva
competente (IMBÉRNON, 2006, p.17).
Diante destas considerações, a formação continuada para o
uso das tecnologias deve possibilitar aos profissionais a reflexão e a (re)
construção contínuas e permanentes de suas concepções e práticas, tendo como
foco as especificidades do trabalho.
De acordo com os Referenciais para a formação de
professores
(BRASIL, 2002, p.70), “a formação
continuada deve propiciar atualizações, aprofundamento das temáticas
educacionais e apoiar-se numa reflexão sobre a prática educativa, promovendo um
processo constante de auto-avaliação que oriente a construção contínua de
competências profissionais”.
Este processo de reflexão
e auto-avaliação, o qual acontece em diferentes tempos e espaços, precisa ser
contínuo e coerente com a ação educativa que se pretende implementar. A formação se constrói por meio de um trabalho
de refletividade crítica sobre as práticas e não por acúmulo de cursos,
conhecimentos ou técnicas. A formação deve oportunizar aos professores meios
para um pensamento autônomo e facilitar as dinâmicas de (auto) formação (NÓVOA,
1992).
A FORMAÇÃO CONTINUADA
E A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO-
Os constantes
avanços da tecnologia se fazem presentes constantemente, de forma rápida e
envolvente que nem sempre a sociedade percebe. Com a expansão da internet novas
possibilidades surgiram na educação, proporcionando aos profissionais explorar
e aprender novos conhecimentos acerca da educação. Historicamente, a
preocupação com a educação sempre esteve a cargo e a disposição de grupos
privilegiados que ditam as normas e estabelecem o que é necessário que se
aprenda.
Neste sentido,
a tecnologia entendida como artefato, cultura, atividades com determinado
objetivo, processo de criação, conhecimento sobre uma técnica e seus processos,
não é diferente na medida em que esteve restringida aos interesses e objetivos
voltados a esses interesses.
As
transformações inerentes ao processo tecnológico da não pararam, e,
especificamente nos dias atuais a criação de espaços para a identificação e o
diálogo entre várias formas de linguagens, permitindo que as pessoas se
expressem de diferentes maneiras forçam de maneira decisiva a ruptura de
paradigmas, sinalizando que a educação sistematizada precisa acordar e caminhar
ao lado das ditas tecnologias que nos são apresentadas diariamente.
A revolução
tecnológica impõe ao desenvolvimento dos seus profissionais a utilização de
tecnologias para fazerem parte do cotidiano do profissional da educação, porém
as tecnologias estabelecem normas específicas próprias de como utilizá-las e
trazê-las como mais uma aliada a educação.
Lidar com as
informações e entretenimentos estruturados em computadores ainda é privilégio
de alguns e requer quebra de paradigmas e até mesmo uma visão holística da
democratização das ditas Tecnologias de informação e comunicação na educação.
Alava (2002) afirma que
estas novas tecnologias dizem respeito, sobretudo aos educadores, no entanto
são vistas como elementos técnicos que renovam o ensino somente através da
introdução do maquinário na escola.
No entanto as novas
tecnologias da informação e comunicação oferecem novas possibilidades de
aprender e devem deixar o estatuto de simples auxiliar (na aprendizagem) para
tornar-se centro de uma outra forma de aprender, que afeta em primeiro lugar a
mudança dos modos de comunicação e dos modos de interação. Pois elas estão provocando
grandes mudanças onde, os profissionais precisam apropriar-se destas
tecnologias para lançar novos desafios e reflexões sobre sua prática.
Segundo Miskulim 2007:
O uso gradativo das tecnologias de
informação e comunicação tende fomentar a discussão sobre a pratica dos
profissionais, como garantir um ambiente favorável á inovação e um crescimento
que potencialize o conhecimento do profissional. (MISKULIN, SILVA 2007)
Assim, a grande discussão
que se faz sobre a inclusão desses recursos em educação que aponta a
capacitação continuada dos profissionais para o uso das tecnologias como ponto
essencial para o desenvolvimento de forma integral. Nesse contexto, Moram 2003
acredita que o desafio dos dias atuais é proporcionar oportunidades que contemple
o desenvolvimento de habilidades e competências
necessárias para a sociedade que vivemos.
Como
surgiu o Proinfo e como ele contribuiu para inserção da Tecnologia nas escolas
Ate os dias
atuais não existe uma política tecnológica ou lei que regulamente que os
profissionais da educação no ensino publicam sejam capacitados para utilizar as
novas tecnologias na sala de aula, mas o MEC ao se preocupar com a formação e
capacitação dos professores em serviço e continuada, formulou um grande programa:
O PROINFO que é o Programa Nacional de Informática na Educação que tem como
objetivo auxiliar os profissionais da educação da rede publica e municipal a
dominar as novas tecnologias. Para auxiliá-los no processo de planejamento
tecnológico vinculado a um projeto pedagógico, capacitando os professores para
usar o computador na sua prática docente tornando-os preparados para ajudarem
os alunos a participar de transformações na sociedade que levam as pessoas a
uma vida de desenvolvimento auto-sustentável, baseada na inserção da
informática na educação.
O PROINFO foi
criado em abril de 1997 sob a autorização do ministro da educação Paulo de
Tarso na portaria n° 522 de Nove de abril de 1997. Fica criado o Programa
Nacional de Informática na Educação-Proinfo, com a finalidade de disseminar o
uso pedagógico das tecnologias de informação e telecomunicações nas escolas
publicas de ensino fundamental e médio pertencentes às redes estaduais e
municipais, o governo planejou gastar quase US$ 500 milhões nesse programa para
mais de 100 computadores para as escolas. As ações do PROINFO serão
desenvolvidas sob responsabilidade da Secretaria de Educação a Distância (SEED)
deste Ministério, pelo Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação
(CONSED), por meio do Departamento de Infra-estrutura Tecnológica (DITEC), em
articulação com as secretarias de educação do Distrito Federal, dos Estados e
dos Municípios teve seu início com duas ações importantes:
Distribuir
computadores para montagem de Núcleos de tecnologia educacional (NTE) e
Laboratórios de informática educacional (LIED), nas escolas públicas e
municipais e formar especialistas em Informática na educação. Estes
especialistas, denominados de Multiplicadores, por serem responsáveis pela
disseminação do uso das tecnologias digitais nas escolas, passaram então a
oferecer formações, apoio e subsídios técnicos e teóricos, aos professores das
escolas contempladas com LIED, para o uso destas tecnologias. Estes
especialistas foram formados não só por diferentes universidades brasileiras,
que desenvolviam nos cursos modelos pedagógicos embasados em diferentes
pressupostos teóricos, mas, principalmente, em diferentes momentos da evolução
destas tecnologias.
No início do
programa, a maioria dos laboratórios das escolas e vários NTES possuía
computadores, mas não conexão com a internet, o que tornava a interação
praticamente nula. O próximo movimento do PROINFO foi ampliar o número de
escolas e núcleos conectados à internet. Esse novo cenário evidenciou de modo
mais contundente ser necessária uma ação que garantisse a formação continuada
dos multiplicadores, para apoiá-los não só no uso da recém chegada telemática e
dos novos recursos que a rede diuturnamente oferece, mas, principalmente, para
refletir sobre as práticas desenvolvidas, com o intuito de avançar na proposta.
Assim, entre 1998 e 1999, foi criada uma lista de discussão, aberta aos
multiplicadores de todo o Brasil, da qual participavam, também, professores e
especialistas de algumas universidades, que assessoravam o Programa Nacional de
Informática na Educação.
O MEC divulga
esse programa para as escolas através de revistas ou de informes que podem ser
enviados por correspondência ou via e-mail para a direção de todas as escolas
da rede publica estadual e municipal. Então para ser beneficiada pelo PROINFO é
preciso que a escola entre em contato com o MEC ou com a secretaria de educação
de seu Estado. Os dados estatísticos necessários para planejamento e alocação
de recursos do PROINFO, inclusive as estimativas de matrículas, terão como base
o censo escolar realizado anualmente pelo Ministério da Educação e do Desporto
e publicado no Diário Oficial da União. O Secretário de Educação a Distância
expedirá normas e diretrizes, fixará critérios e operacionalização e adotará as
demais providências necessárias à execução do programa de que trata esta
Portaria.
Esse programa
representa o inicio de acesso às novas tecnologias, na sua primeira etapa serão
instalados 105 mil microcomputadores em escolas e núcleos de tecnologias educacionais-NTE
que são centros de excelência em capacitar professores e fornecer suporte
técnico-pedagógico as escolas, o programa funciona descentralizada, sua
coordenação é de extrema responsabilidade federal e a parte operacional quem
ficou responsável foram os estados e os municípios.
Os Núcleos de
Tecnologia Educacional (NTE) são locais pertencentes ao PROINFO que possuem
infra-estrutura de informática e comunicação reunindo educadores e
especialistas em
tecnologias. As pessoas que atuam nos NTES são capacitadas
pelo PROINFO para servirem deu suporte técnico as escolas em todas as fases do
processo de inserção das novas tecnologias, o NTE é o parceiro mais próximo da
escola no processo de inclusão digital, orientando os diretores, professores e
alunos, quanto ao uso das novas tecnologias, bem como na manutenção desses
aparelhos.
Os NTES estão localizados em todas as unidades
da Federação, cada Núcleo atende escolas situadas em uma mesma região. O número
de escolas a serem atendidas – bem como o número de NTE em cada Estado – é
estabelecido de maneira proporcional ao número de alunos e escolas de cada rede
de ensino público estadual e municipal. É também de responsabilidade do PROINFO
coordenar a adesão das escolas e a logística de aquisição de 100 mil computadores
via processo de licitação internacional e a sua instalação em aproximadamente
seis mil escolas. Todas as escolas públicas poderão participar do Programa e,
valendo-se da sua experiência ou do apoio dos NTE, elaborarão um projeto
tecnológico representando o compromisso da escola (e da comunidade) de
disponibilizar instalações físicas e liberar professores para o processo de
capacitação, em função do uso pedagógico que será feito dos computadores.
A capacitação
dos profissionais é feito a partir desses núcleos os agentes multiplicadores
dispõem de uma boa estrutura para treinar educadores a utilizar a internet no
processo educacional. O laboratório de informática é um patrimônio que
beneficia a comunidade, e o NTE é um agente que colabora, sua função é ensinar
como utilizar adequadamente esses instrumentos tecnológicos que promove o
desenvolvimento humano, preparando as pessoas para a demanda da sociedade. O
Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) foi criado para
viabilizar e apoiar as ações do PROINFO e está situado na sede do MEC, em
Brasília.
ANÁLISE E DISCUSSÃO
A Unidade
Escolar Vista Alegre conta hoje com 450 alunos, distribuídos em três turnos:
Matutino, Vespertino e Noturno, nas modalidades de Ensino fundamental, e
Educação de Jovens e Adultos (EJA), regimes de funcionamento seriado e
Segmentos/Fases. No quadro
dos profissionais da Educação, conta com trinta e dois (32) professores entre
efetivos e interinos, quantitativo de apoio oito (08), totalizando quarenta
(40) funcionários. A Escola
possui calendário próprio para realização dos eventos promovidos durante os
bimestres e ainda participa dos eventos culturais junto à Comunidade e ao
Departamento de Cultura do Município.
Quanto às
condições econômicas a Escola é mantida pela Prefeitura Municipal, através da
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e com promoções realizadas
durante o ano letivo. A equipe gestora é composta por: 1 diretora, 1
coordenadora de 5ª á 8ª Série e EJA, e mais 2 de 1ª á 4ª Série e também do EJA
(Educação de Jovens e Adultos) e 1 Secretária.
A escola tem como
filosofia a formação do espírito critico, formando o aluno de acordo com as
suas necessidades, considerando as limitações da realidade escolar, onde define
alguns aspectos importantes sobre cultura e sociedade como: fornecer condições
de uma educação básica que terá por finalidade desenvolver conhecimento que
possa assegurar uma formação comum, indispensável para que estas crianças
tenham capacidades de atuarem na sociedade nela interagir para seu próprio bem
e para a sociedade, melhoria na qualificação do aluno a partir do conhecimento
que ela já faz de seu meio, para que possibilite compreensão reflexiva em sua
formação. Onde propicia condições de
igualdade, liberdade e fraternidade para que os alunos possam conquistar sua
consciência tornando-se capazes de ampliar suas próprias reflexições,
procurando transmitir conhecimento e experiências que lhes permite a
compreensão do processo ensino aprendizagem.
O currículo pedagógico da
escola se baseia em interdisciplinar sem deixar de trabalhar com o tradicional,
desde que o conteúdo estabeleça uma relação aberta de organização, visando
reduzir o isolamento entre as diferentes disciplinas curricular. Para elaborar
os planos de ensino os professores buscam apoio através dos PCNS. O espaço
educativo é de reflexão e debate, onde procura atender as demandas dos educando
um instrumento, para quem enfrenta desafios cotidianos na vida escolar. Os
temas centrais são: Formação e a valorização do conhecimento com apresentação
de planos, projetos e ações.
A metodologia de ensino da
escola é voltada para as atividades de forma lúdica e globalizada, visando a
favorecer a construção do conhecimento através da descoberta, atendendo as
necessidades, aos interesses e às possibilidades da criança, estimulando a
observação, o pensamento e a experimentação, desenvolvendo o raciocínio, e a
solução de problemas através de pesquisa, debates e discussões de forma a
potencializar o processo de construção do conhecimento, num currículo
interdisciplinar, superando a fragmentação do conhecimento.
A avaliação é
feita através da observação sistemática e registro do acompanhamento
progressivo da criança, nos aspectos cognitivos, psicomotor e sócio-afetivo,
sendo sistematizada, sendo um processo contínuo, participativo, com função
diagnóstica, investigativa e emancipatória, cujas informações propiciem o
redimensionamento da ação pedagógica e educativa, reorganizando as próximas
ações do educador, do educando, da turma, e da escola, no sentido de avançar no
entendimento e desenvolvimento da construção da aprendizagem.
Esse estudo tem como tema a Formação
Continuada dos Profissionais e as Novas Tecnologias na Educação. Primeiramente fui falar com a coordenadora
da escola e expor a temática do meu estudo e fui pedir para observar os
encontros de formação continuada para verificar como aconteciam esses encontros
e saber se todos os profissionais participavam e se os temas discutidos eram
voltados para o uso das tecnologias na escola. Após, ter realizado a
observação acerca dos encontros de Formação Continuada na escola, e ter
conversado com alguns profissionais percebi que todos os profissionais que
trabalham direta ou indiretamente na educação, participam ativamente de todos
os encontros realizados, entendendo-se que todos acham de suma importância
esses encontros, que lhes possibilitaram ter maior contato e adquirir
conhecimento para usarem as tecnologias que estão presentes na escola. Antes os
encontros ocorriam no NTE (Núcleo Tecnológico de Educação) em Terra Nova do Norte e
que agora acontecem no laboratório de informática da própria escola.
Ao conversar com a coordenadora do projeto de
formação continuada da escola, notei que ela deu grande importância ao elaborar
seu projeto voltado à inserção de todos profissionais para o uso das novas
tecnologias. Para desenvolver os
encontros a coordenadora propunha
como fonte de estudos as temáticas sobre o tema que foi escolhido para as
discussões através, de estudos coletivos, mesas-redondas, murais, leitura
dirigida de textos variados, o material de apoio contará com debates e
compreensão dos textos (sobre o uso das novas tecnologias e a importância da
formação continuada para todos profissionais da educação) vídeos, pesquisa na
Internet, uso do Computador no nosso dia, uso do data show para apresentação
dos trabalhos desenvolvidos além da troca de experiências a partir da prática
dos profissionais docentes atuantes e os não docentes.
Selecionar procedimentos
de temas adequados a diferentes objetivos e interesses sendo diverso (estudo,
formação pessoal, entretenimento, realização de tarefas) O Projeto compreenderá
a carga horária de 64 horas diretas e 16 horas indiretas na forma de Trabalhos
Extra – Classe e Projetos. Os encontros serão em dias sexta - feira a cada
quinze (15) ou oito dias (08), dias com carga horária de 4 (quatro) horas, no
período Noturno das 19h às 23 h, conforme o calendário estabelecido para a
realização dos encontros. Sendo assim, serão feitos 16 (dezesseis) encontros,
aonde o ultimo será para encerramento das atividades, com apresentação dos
trabalhos e projetos de todos os participantes do projeto.
A metodologia usada nos
encontros tem os seguintes princípios: Desenvolvimento da criatividade;
interdisciplinaridade; cooperatividade; autonomia; Interatividade, compreensão
e reflexão acerca dos temas estudados nos encontros. As metas á serem cumpridas tem como princípio norteador a
participação de pelo menos 80% do corpo docente e não docente da escola. Na
busca de conhecimentos na área da educação para que resulte em um trabalho
criativo, reflexivo e cooperativo que busque sanar as duvidas para que atenda
as necessidades intrínsecas de cada profissional, sendo realizado por todos os
envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento resulta de uma
ação em parceria, onde todos aprendam juntos a grande arte de
ensinar-a-aprender e aprender-a-ensinar as novas formas de conhecimento através
das diversas tecnologias existentes.
Os
critérios de avaliação do projeto explicitam as expectativas de
assimilação, considerando os objetivos e conteúdos propostos para a formação
continuada desses profissionais. A organização lógica e interna dos conteúdos,
as peculiaridades de cada momento e as possibilidades de trabalhos docentes
decorrentes em cada etapa do desenvolvimento no ponto de vista pessoal e social,
apontando para as experiências educativas, refletindo de forma equilibrada os
diferentes tipos de capacidades e as três dimensões de conteúdos (conceitos,
procedimentos e atitudes). Servindo assim, para encaminhar a programação e as
atividades de ensino e aprendizagem.
Nesse
contexto, a avaliação do
rendimento e aproveitamento dos estudos realizados será no final de cada
encontro, mediante instrumentos previstos dos projetos de estudos através de
auto-avaliação, apresentação dos trabalhos, projetos e relatórios individuais
dos participantes e relatório final, executado pelas coordenadoras do projeto.
Portanto, esse projeto de
formação continuada permite condições para que todos os profissionais da escola
construam novos conhecimentos partindo das tecnologias. Fazendo-os entender por
que e como integrar este na sua prática diária possibilitando a transição de um
sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora voltada para a
resolução de problemas específicos do interesse de cada um. Aonde, vai dar
conhecimento para que todos saibam recontextualizar o aprendizado e as
experiências vividas durante sua formação para a sua realidade compatibilizando
as necessidades e os objetos que cada profissional se dispõe a atingir.
Ao considerarmos que a pesquisa
ocorreu na Escola Municipal Vista Alegre, conclui que a mesma trouxe-me
resultados significativos e me fez compreender a importância de todos os
profissionais saberem lidar com o uso das novas tecnologias presentes no âmbito
escolar, partindo dos encontros de formação continuada.
De acordo, com o estudo realizado pude observar que
a formação continuada daquele estabelecimento de ensino, percebeu que todos os
profissionais dão muita importância a esses encontros, pois através deles eles
passaram a adquirir outros conhecimentos importantes para o dia de uma escola.
Para tanto, resolvi organizar meu estudo da
seguinte forma: realizei uma entrevista com uma professora, e com uma das
senhoras que fazem parte da limpeza, onde, as mesmas responderam 3 questões:
Questão 1: Como os profissionais da escola vêem os
encontros de formação continuada?
A
professora diz:
Para nós quantos
professores, a formação continuada é muito importante, pois, através dela
podemos refletir sobre nossa prática adquirir mais conhecimento para serem
aplicados em sala de aula, compartilhar problemas e soluções e aprender como
aplicar as metodologias discutidas nos encontros para nosso dia-a-dia.
A profissional da
limpeza respondeu:
A nossa
coordenadora fez muito bem quando fez esse projeto de formação para todos os
profissionais desde os professores ate o pessoal da limpeza, merendeiras e
vigia, para nos foi muito importante, pois passamos a trocar informações com os
professores e através da formação adquirimos muitos conhecimentos para
melhorarmos nossas funções na escola e nosso relacionamento com os alunos.
Pergunta
2: O que você acha dos encontros de formação ser voltado para inserção de todos
profissionais ao mundo da tecnologia?
A
professora disse:
Esse projeto de formação
continuada voltado para inserir os profissionais para usar as tecnologias
presentes na escola foi uma excelente
idéia da nossa coordenadora, pois muitos dos nossos professores não tinham
domínio dessas tecnologias, e esses encontros possibilitou-nos conhecer e
entender a melhor maneira de utilizá-los.
A profissional da
limpeza disse:
Nossa para nos que
não tivemos a oportunidade de lidar com esses avanços de tecnologia, ficamos
muito feliz pela oportunidade que temos, pois assim também vamos poder fazer
parte de uma sociedade que conhece e sabe lidar com a tecnologia.
A
3 e ultima questão é: Depois dos encontros de formação continuada voltada ao
uso das tecnologias, o que mudou para você quanto profissional da educação?
A
professora diz:
Bom para mim
quanto professora aprendi a aplicar conteúdos adequados à sala de aula e quando
utilizo o laboratório com meus alunos, e aprendi também a dominar melhor o
computador em si, os sites adequados e ate o data show, acho que rodos os
profissionais devem fazer parte desses tipos de projeto, pois aprendemos a
repensar e refletir nossas ações para a sala de aula.
A senhora da
limpeza responde:
Respondo por mim e
pelos outros colegas que trabalham indiretamente com a educação. Após passarmos
a freqüentar esses encontros e colocar em pratica o que aprendemos ali, nos
sentimos fascinados com esse mundo tecnológico, aprendemos muito e perdemos o
medo de interagir e realmente entender como lidar com esses avanços da
tecnologia.
Portanto
após essa analise de dados, acredito que a formação continuada para o uso das
tecnologias na educação é de suma importância para aprimorar as habilidades,
competências ma busca de novos conhecimentos. Por isso, todas as escolas
deveriam repensar esses encontros, e fazer com que eles ocorram de forma
globalizada com intuito de integrar todos os profissionais seja ele professor
ou não, desde que trabalhe na educação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O
surgimento das novas tecnologias imprimiu na sociedade novas formas de viver e
se relacionar, influenciando sobre tudo na vida dos profissionais da educação.
O espaço e o tempo diante das tecnologias de informação e comunicação
revolucionaram a tarefa de ensinar e aprender.
A Formação
Continuada para o uso das novas tecnologias da Escola Municipal vista alegre,
acontece de forma integrada com todos os profissionais docentes e não docentes,
onde todos participam ativamente e consideram de suma importância os encontros
que acontecem quinzenalmente, pois com eles aprendem como lidar com esses novos
desafios, interagir e integrar-se com o uso das tecnologias nas escolas. Assim,
a metodologia adotada correspondeu a todas as expectativas esperadas durante
todo estudo, pois percebi que a metodologia utilizada pela coordenadora do
projeto de formação da escola, é muito eficaz, sendo voltado realmente para
conteúdos que auxiliam os profissionais ao realizarem uma pesquisa, trabalho e
principalmente para melhorar a postura e a didática do professor frente ao uso
correto das tecnologias de informação em sua sala de aula.
Após o
termino do estudo, passei a compreender melhor a importância da formação
continuada para esses profissionais, que não fazem parte do corpo docente da
escola. Pois os mesmos sentem-se úteis e competentes e passam colocar suas
habilidades que estavam adormecidas em pratica, perdendo o medo de mexer com as
tecnologias, perguntar, questionar e expor suas duvidas, sentindo-se inseridas
no mundo desafiador da globalizada.
Para
Tardif 2002:
O uso das tecnologias no ensino
digital requer que os profissionais estejam preparados se policiando e
utilizando-se dos diferentes meios de aprendizagem, incluindo os tecnológicos.
Portanto,
através da citação de Tardif, conclui-se que nesse mundo globalizado das
tecnologias é inaceitável haver profissionais que ainda não estejam inseridos e
muito menos preparados para lidar com essa fonte inovadora e fascinante de
novas aprendizagens educacionais.
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