terça-feira, 23 de outubro de 2012

Artigo


Terra Nova do Norte - MT
Autora: Elizangela Pereira Martins
Artigo: Formação Continuada dos Profissionais e as Novas Tecnologias na Educação




Resumo:  Este estudo se deu através de uma pesquisa que foi realizada na cidade de Terra Nova do Norte no Estado do Mato Grosso, e tem por objetivo entender a importância da formação continuada para todos os profissionais da educação e a importância da preparação desses profissionais para o uso das tecnologias que chegam às escolas, e se a mesma atende as necessidades de todos os ede todos os profisprofissionais que trabalham direta ou indiretamente na educação. Buscando assim, suscitar o despertar de novos olhares para a natureza da continuidade da formação continuada dos profissionais que trabalham na educação (gestores, coordenadores, professores, cozinheiras, guardas, etc.). Trazendo assim, o repensar de suas práticas, objetivando a melhoria de seu trabalho, e contribuindo na organização escolar através do uso de diversas ferramentas tecnológicas. As formações continuadas para o uso das novas tecnologias devem atender as necessidades intrínsecas dos profissionais e faz parte de um processo permanente de desenvolvimento profissional que deve ser assegurado a todos, a fim de aprimorar a sua prática e seus conhecimentos para o uso das novas tecnologias. Propiciando atualizações, das temáticas educacionais e apoiar-se numa reflexão sobre a prática educativa, promovendo um processo constante de auto-avaliação que oriente a construção contínua de competências e habilidades que cada profissional deve apresentar na sua área. Assim, a escola deve ser o local da aprendizagem e igualdade para todos os profissionais envolvidos na educação permitindo-lhes mudanças nas suas práticas sociais e culturais através dessa imensa globalização tecnológica por qual a escola e o mundo passa.


Palavras-chave: Formação Continuada. Profissionais da Educação. Escola. Ferramentas tecnológicas. Desenvolvimento profissional.
                                              
Abstract: This study was through a survey that was held in Newfoundland North in the State of Mato Grosso, and aims to understand the importance of continuing education for all professionals in education and the importance of preparing these professionals to use of technologies that go to school, and whether it meets the needs of all and who work directly or indirectly in education. Seeking thus raise the awakening of new insights into the nature of the continuity of ongoing training of professionals working in education (managers, engineers, teachers, cooks, guards, etc..). Thus bringing them to rethink their practices, aiming to improve their work, and contributing to the school organization through the use of various technological tools. The continuing education for the use of new technologies must meet the intrinsic needs of professionals and is part of an ongoing process of professional development should be ensured to everyone in order to improve their practice and their knowledge for the use of new technologies. Providing updates, and support of educational issues is a reflection on educational practice, promoting a constant process of self-assessment to guide the continuous building of competencies and skills that every professional should have in your area. Thus, the school should be the place of learning and equality for all professionals involved in education allowing them to changes in their social and cultural practices across this vast technological globalization by which the school and the world goes.


Keywords: Continuing Education. Professional Education. School. Technological tools. Professional development.

Formação Continuada dos Profissionais e as Novas Tecnologias na Educação

Esse estudo tem por objetivo entender como a Escola Municipal Vista Alegre vê a importância da formação continuada e o uso das novas tecnologias para todos profissionais da educação. Assim está pesquisa se dará através de um estudo Bibliográfico com observação na escola escolhida, para verificar a importância da formação continuada para todo corpo docente presente no âmbito escolar.
O motivo que me levou realizar esta pesquisa foi enxergar que o reconhecimento de uma sociedade cada vez mais evoluída deve ser acompanhado da conscientização da necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências para lidar com esses avanços tecnológicos. No contexto de uma sociedade do conhecimento, a educação exige uma abordagem diferente em que o componente tecnológico não pode ser ignorado.
As novas tecnologias e o aumento exponencial da informação levam a uma nova organização de trabalho, em que se faz necessário: a imprescindível especialização dos saberes; a colaboração interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar; o fácil acesso à informação e a consideração do conhecimento como um valor precioso, de utilidade na vida econômica.
Diante disso, um novo paradigma está surgindo na educação e o papel do professor, frente às novas tecnologias. Com as novas tecnologias pode-se desenvolver um conjunto de atividades com interesse didático-pedagógico, como: intercâmbios de dados científicos e culturais de diversa natureza; produção de texto em língua estrangeira; elaboração de jornais inter-escolas, permitindo desenvolvimento de ambientes de aprendizagem centrados na atividade dos alunos e no conhecimento dos profissionais da rede da educacional, na importância da interação social e no desenvolvimento de um espírito de colaboração e de autonomia desses profissionais.
Os profissionais da educação, neste contexto de mudança, precisam saber orientar-se para orientar os educando sobre onde colher informação, como tratá-la e como utilizá-la. Esse educador será o encaminhador da autopromoção e o conselheiro da aprendizagem dos alunos, ora estimulando o trabalho individual, ora apoiando o trabalho de grupos reunidos por área de interesses.
A qualidade da educação, geralmente centradas nas inovações curriculares e didáticas, não pode se colocar à margem dos recursos disponíveis para levar adiante as reformas e inovações em matéria educativa, nem das formas de gestão que possibilitam sua implantação. A incorporação das novas tecnologias como conteúdos básicos comuns é um elemento que pode contribuir para uma maior vinculação entre os contextos de ensino e as culturas que se desenvolvem fora do âmbito escolar.
Frente a esta situação, as instituições educacionais enfrentam o desafio não apenas de incorporar as novas tecnologias como conteúdos do ensino, mas também reconhecer e partir das concepções que as crianças têm sobre estas tecnologias para elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento de uma disposição reflexiva sobre os conhecimentos e os usos tecnológicos.
 Mercado 1998, a sociedade atual passa por profundas mudanças caracterizadas por uma profunda valorização da informação. Na chamada Sociedade da Informação, processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque e passam a exigir um profissional crítico, criativo, com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. Cabe a educação formar esse profissional e para isso, está não se sustenta apenas na instrução que o professor passa ao aluno, mas na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento de novas competências, como: capacidade de inovar, criar o novo a partir do conhecido, adaptabilidade ao novo, criatividade, autonomia, comunicação.
Portanto, hoje a função da formação continuada na escola é preparar seus profissionais para resolver problemas e responder rapidamente às mudanças contínuas presentes na educação. E para isso, está não se sustenta apenas na construção do conhecimento dos profissionais, mas no desenvolvimento de suas competências e das habilidades que cada um procura desenvolver na sua melhor maneira.


2 JUSTIFICATIVA

Atualmente o mundo está vivendo em processo de profundas e aceleradas transformação em que tudo se modifica. Tal processo é condicionado por inúmeros fatores, dentre eles os avanços científicos, tecnológicos, que multiplicam as informações que distribuem conhecimentos, influenciando os sistemas, e conseqüentemente gerando novas diretrizes que norteiam as políticas vigentes do âmbito econômico, político, social e educacional. Isso implica na criação de novos espaços de convivência de atuação para indivíduos. Pensando no grande avanço da educação, esse projeto será criado para que os profissionais da educação aprendam através da formação continuada a lidar com esse imenso mundo da tecnologia para assim repensarem á pratica do dia-a-dia, uma vez que as novidades aumentam cada dia nesse mundo globalizado que vivemos.
       Assim, através das inúmeras transformações, o uso das tecnologias é concebido de forma articulada aonde, as necessidades tornam-se intrínsecas para os profissionais docentes ou não docentes que faz parte do processo permanente de desenvolvimento profissional o qual deve ser assegurado a todos, a fim de aprimorar a sua prática e seus conhecimentos. Por isso, estas mudanças devem propiciar atualizações, aprofundamentos das temáticas educacionais e apoiar-se numa reflexão sobre a prática educativa, promovendo um processo constante de auto-avaliação que oriente a construção contínua de competências profissionais e as habilidades que cada profissional deve apresentar na sua área.
  Esse projeto busca o despertar de novos olhares para o uso das tecnologias nos encontros de formação continuada realizados para todos os profissionais da educação (gestores, coordenadores, professores, cozinheiras, guardas, etc) trazendo assim, o repensar de suas práticas, objetivando a melhoria de seu trabalho, e contribuindo na organização escolar através do uso de diversas ferramentas tecnológicas.
Nesse contexto, com as mudanças das revoluções educacionais não é concebível que ainda haja profissionais da educação que permaneçam à margem desse desenvolvimento, já que a política educacional deve ter resultados eficientes e eficazes, aonde se necessita de profissionais que sejam um profundo conhecedor de sua área de atuação. Assim, a escola deve ser o local da aprendizagem de que as regras do espaço público democrático garantem a igualdade para todos os profissionais envolvidos direto ou indiretamente com a educação permitindo-lhes mudanças nas suas práticas sociais e culturais através dessa imensa globalização tecnológica por qual o mundo passa.
 Portanto, vi-me na necessidade de analisar e refletir sobre a importância da formação continuada através do uso das novas tecnologias para entender como os profissionais inseridos na educação lida e vem à importância da tecnologia em suas vidas e a importância de não parar no meio do caminho. Pois nessa globalização que estamos vivendo aquele que para perde o seu lugar para aquele que nunca deixa de buscar conhecimentos e caminhos para crescer. Pois, a educação inicial ou continuada é um direito de todo cidadão que deseja se aprimorar, adquirir novos conhecimentos e ampliar suas habilidades nesse mundo globalizado para não ter medo do “novo” vendo isto como um desafio a ser superado a cada dia.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 A Importância da Tecnologia nas Escolas e a inserção dos Profissionais Através da Formação Continuada

Nos dias atuais as novas tecnologias de informação invadiram a sociedade atual. Elas estão presentes em todos os espaços acarretando significativas mudanças e transformações econômicas, políticas, sociais e culturais. Na nossa sociedade, o domínio das novas tecnologias é notável em qualquer lugar, aonde esta se redefinindo os processos de trabalho é a formação dos funcionários ficando indispensável e necessário que haja todos sejam ingressados nesta globalização em que o mundo vive.
Assim Martins, 2006 diz:

O uso das novas tecnologias da educação abre diversas questões de premente discussão. Por um lado, encontram-se as instituições que precisam incorporar essas tecnologias, no outro lado esta a realidade que não se pode pensar em introdução dessas inovações tecnológicas sem pensar nas profundas mudanças nos modos de ensinar e na própria concepção dos sistemas de globalização. (Martins, 2006, P.01)


Através desta reflexão de Martins entende-se que não pode ser ignorada a análise do mercado de trabalho atual, pois é de suma importância a qualificação profissional.
A baixa qualidade de ensino e a falta de fornecimento de qualificações para os novos empregados da sociedade informacional podem rebaixar pessoas ou excluí-las do mercado de trabalho, nesse ponto, a formação continuada tornou-se fundamental e melhorou o perfil dos profissionais da educação.
Para Mercado, 1999:

O processo de preparação dos profissionais da educação consiste em cursos ou treinamentos com pequena duração ou nos encontros de Formação Continuadas, voltando-se para a exploração dessas tecnologias que estão integrando o meio educacional, cabendo aos profissionais expor suas maiores dificuldades para que se desenvolvam atividades acerca dessas novas ferramentas, e para que assim eles tenham a oportunidade de sanar suas dificuldades e potencializá-las através da sua pratica. (Mercado, 1999, p.18)


Assim, percebemos que com as novas tecnologias de Informação abrem-se novas possibilidades, exigindo uma nova postura de todos os profissionais envolvidos com a educação. Com a utilização de redes telemáticas na educação, podem-se obter informações nas fontes, como centros de pesquisa, Universidades, Bibliotecas, permitindo trabalhos em parceria com diferentes escolas; conexão com alunos e professores a qualquer hora e local, favorecendo o desenvolvimento de trabalhos com troca de informações entre escolas, estados e países, através de cartas, contos, permitindo que o professor trabalhe melhor o desenvolvimento do conhecimento dos seus alunos.
Para Mercado é preciso:


Uma organização curricular inovadora que, ao ultrapassar a forma tradicional de organização curricular, estabeleça novas relações entre a teoria e a prática. Oferecendo condições para a emergência do trabalho coletivo e interdisciplinar que possibilite a aquisição de uma competência técnica e política que permita aos profissionais se situar criticamente no novo espaço tecnológico das escolas. (Mercado, 2002, p. 19)


Pretto1996 acredita que o acesso às redes de computadores interconectadas à distância permitem que a aprendizagem ocorra freqüentemente no espaço virtual, que precisa ser inserido às práticas diárias. Aonde essas ferramentas devem ser utilizadas como fontes inovadoras fazendo nos repensar e ver a globalização que vivemos.
Mas para termos essa visão é necessário que a escola seja um espaço privilegiado de interação social, onde este deve interligar-se aos demais espaços de conhecimento incorporando os recursos tecnológicos e a comunicação via redes, permitindo fazer as pontes entre conhecimentos para tornar-se um novo elemento de cooperação e transformação. A forma de produzir, armazenar e disseminar a informação estão mudando; o enorme volume de fontes de pesquisas é aberto pela Internet, bibliotecas digitais em substituição às publicações impressas e os cursos à distância, por videoconferências ou pela Internet.
Lévy relata:


O perfil dos profissionais da educação é orientado para uma determinada “especialização”, mesmo por que, o tempo necessário para essa apropriação não o permite. Como resultado, evidencia-se a fragilidade das ações e da formação, refletidas também através dos interesses econômicos e políticos. (Lévy,1993, p. 34).


A introdução das novas tecnologias na escola para fazer coisas novas e pedagogicamente importantes pode ser realizada de outras maneiras. O aprendiz, utilizando metodologias adequadas, poderá utilizar estas tecnologias na integração de matérias estanques, onde escola passa a ser um lugar mais interessante que preparara cidadãos para o seu futuro. A aprendizagem centra-se nas diferenças individuais e na capacitação para torná-lo um usuário independente da informação, capaz de usar vários tipos de fontes de informação e meios de comunicação eletrônica.
Assim, a escola cabe a introdução das novas tecnologias de comunicação e conduzir o processo de mudança da atuação dos profissionais, que é o principal ator destas mudanças, capacitá-los a buscar corretamente a informação em fontes de diversos tipos. É necessário também, conscientizar toda a sociedade escola, da importância da tecnologia para o desenvolvimento social e cultural de cada cidadão, onde deve se buscar esse desenvolvimento desses profissionais nos encontros de formação continuada oferecidos pela escola.
Esse é um grande salto de qualidade na utilização das novas tecnologias podendo se dar na formação dos profissionais, além de incentivar a utilização de novas tecnologias de ensino, estimulando pesquisas interdisciplinares adaptadas à realidade brasileira. As mais avançadas tecnologias poderão ser empregadas para criar, experimentar e avaliar produtos educacionais, cujo alvo é avançar um novo paradigma na educação, adequado à sociedade de informação para redimensionar os valores humanos, aprofundar as habilidades de pensamento e tornar o trabalho mais participativo e motivante nas mais respectivas áreas da educação, desde as profissionais da limpeza até vigia, professores, secretarias e gestores.
A integração do trabalho educacional com as novas tecnologias como ferramentas de ensino, exige uma reflexão sistemática acerca de seus objetivos, de suas técnicas, dos conteúdos escolhidos, das grandes habilidades e seus pré-requisitos, enfim, ao próprio significado da Educação.
Gómez 2002 diz:


A falta de uma estratégia para o uso educativo de novos meios e tecnologias provoca a perda de seu potencial para os fins que se procuram, pois o processo através do quais os educados e os professores devem apropriar-se adequadamente aos novos meios e tecnologias não é um processo automático nem autodidata, um determinado uso dos meios e tecnologias da diversão e entretenimento para um uso destinado a objetivos de aprendizado e análise também não é espontâneo.  Requer capacitação específica e especializada para seus profissionais. (GOMÉZ, 2002, p. 66)


Com as novas tecnologias, novas formas de aprender, novas competências são exigidas, novas formas são necessárias e fundamentalmente, por isso é necessário formar continuamente o novo profissional docente ou não para atuar neste ambiente telemático, em que a tecnologia serve como mediador do processo ensino-aprendizagem.
Assim, a formação continuada contribui para preparar profissionais docentes ou não docentes para usar adequadamente as novas tecnologias cada qual na sua área.
Nóvoa, diz que:


As tentativas para incluir o estudo das novas tecnologias nos currículos dos cursos de formação de professores e funcionários às vezes encontram rejeição ao uso da tecnologia mantendo uma formação em que predomina a reprodução de modelos substituíveis por outros mais adequados à problemática educacional. ( Nóvoa, p, 402, 1996)


Os professores são profissionais que tem uma função re(criadora) sistemática, sendo esta a única forma de proceder quando se tem alunos e contextos de ensino com características tão diversificadas, como sucede em todos os níveis de ensino. A função do professor é a criação e recriação sistemática, que tem em conta o contexto em que se desenvolve a sua atividade e a população-alvo desta atividade.
Garcia 1992, diz que é preciso:


 Estimular a pesquisa e colocá-lo a caminho e estar aberto à riqueza da exploração, da descoberta de que todos os profissionais, também podem aprender através da formação e este, durante e ao final do processo, precisa incorporar o conhecimento recebido com a prática de suas funções diárias para refletir sobre as novas tendências tecnológicas e educacionais presentes nos dias atuais. (Garcia, 1992, p, 25)


Neste contexto a reflexão, como princípio didático, é fundamental em qualquer metodologia, levando o sujeito a repensar o processo do qual participa dentro da escola. A formação continuada deve considerar a realidade em que o docente trabalha suas ansiedades, suas deficiências e dificuldades encontradas no trabalho, para que consiga visualizar a tecnologia como uma ajuda e vir, realmente, a utilizar-se dela de uma forma consistente e adequada.
O processo de formação continuada permite condições para construir conhecimento sobre as novas tecnologias, entender por que e como integrar estas a sua prática diária e ser capaz de superar entraves administrativos e pedagógicos, possibilitando a transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora voltada para a resolução de problemas específicos do interesse de cada profissional.
Assim Schon1992, acredita que com as mudanças que vem ocorrendo em todos os campos do saber deslocam o modelo de educação escolarizada, que ocorre numa determinada faixa etária e num determinado espaço físico, apoiada na especialização do saber, para uma educação continuada que dá importância ao sujeito, à reflexão e a aprendizagem em sua aplicabilidade à vida social, fundamentada em princípios de cidadania e liberdade para todos.
Partindo dessa reflexão, acreditasse que os profissionais devem ser mediador e aprimorar seus conhecimentos, buscando sanar suas duvidas potencializar seus interesses através dos encontros de formação continuada, para que haja trocas de experiências, socialização com colegas e superação dos desafios a partir da reflexão acerca da formação continuada e a sua importância na inserção dos profissionais da educação no uso das novas tecnologias.
A formação continuada é um processo complexo, pois cada profissional tem um modo próprio de processar a informação que recebe e de colocá-la em prática. Neste sentido Imbérnon (2006) nos coloca:


Para que seja significativa e útil, a formação precisa ter um alto componente de adaptabilidade a real idade diferente do professor. E quanto maior a sua capacidade de adaptação mais facilmente ela ser á pos ta em prática em sala de aula ou na escola e será incorporada às práticas profissionais habituais. Um dos objetivos de toda formação válida deve ser o de poder ser experimentada e também proporcionar a oportunidade para desenvolver uma prática reflexiva competente (IMBÉRNON, 2006, p.17).


O uso da tecnologia nos encontros de formação continuada deve garantir a presença dos recursos tecnológicos e interagir nos processos curriculares, promovendo um novo encantamento aos seus profissionais contribuindo para acontecer transformações qualitativas na sua praticas. Dando importância a aplicação e contribuição para que os profissionais se interessem pelos conteúdos que todas as matérias oferecem e no caso especifico da Geografia esses aparelhos digitais irão facilitar o entendimento sobre os assuntos dessa disciplina contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem, que irá garantir uma sala de aula dinâmica e com poder de comunicação.
Assim, através do uso das tecnologias deve ser possível diversificar os tipos de representação, multiplicar as diferentes linguagens na educação, melhorar as condições de acesso às informações, à proporção que se alcança essa diversificação aumenta a possibilidade de ocorrer uma aprendizagem significativa.
O espaço existente para a formação continuada dos profissionais trata-se de um grande desafio, pois a qualidade do ensino depende da qualidade da formação dos profissionais que atuam na educação.  Para isso, faz-se necessário formar profissionais conscientes das práticas educativas que desenvolvem, como também, dispostos a refletirem sobre elas, a superarem dificuldades encontradas para o uso das tecnologias a criarem ou adaptarem situações educativas em consonância com as características das crianças e do cotidiano de sua responsabilidade.
Estas considerações nos levam ao entendimento de que a formação continuada deverá ser o espaço de divulgação do trabalho, de conhecimento das novas práticas, de reflexão das ações, de interação das experiências, de superação das dificuldades e de reorganização do conhecimento. Portanto, é necessário promover à interação de diferentes profissionais, como também, a integração das diferentes áreas do conhecimento traduzidas no contexto da Educação.
Assim, o processo de formação continuada para o uso das tecnologias deve estar voltado para as diversas necessidades cotidianas das instituições, ou seja, aos diferentes contextos profissionais.
Segundo Pimenta (1999), o desenvolvimento profissional é um processo vivencial não puramente individual, mas um processo em contexto, ou seja, é um processo que depende da vida pessoal do professor, mas também das políticas e dos contextos no quais ele realiza a atividade docente.
A formação continuada é um processo complexo, pois cada profissional tem um modo próprio de processar a informação que recebe e de colocá-la em prática para superar seus desafios e adquirir conhecimento.
Neste sentido Imbérnon (2006) nos coloca:


Para que seja significativa e útil, a formação continuada dos profissionais precisa ter um alto componente de adaptabilidade a real idade diferente. E quanto maior a sua capacidade de adaptação mais facilmente ela será posta em prática em sala de aula ou na escola e será incorporada às práticas profissionais habituais. Um dos objetivos de toda formação válida deve ser o de poder ser experimentada e também proporcionar a oportunidade para desenvolver uma prática reflexiva competente (IMBÉRNON, 2006, p.17).


Diante destas considerações, a formação continuada para o uso das tecnologias deve possibilitar aos profissionais a reflexão e a (re) construção contínuas e permanentes de suas concepções e práticas, tendo como foco as especificidades do trabalho.
De acordo com os Referenciais para a formação de professores
(BRASIL, 2002, p.70), “a formação continuada deve propiciar atualizações, aprofundamento das temáticas educacionais e apoiar-se numa reflexão sobre a prática educativa, promovendo um processo constante de auto-avaliação que oriente a construção contínua de competências profissionais”.
Este processo de reflexão e auto-avaliação, o qual acontece em diferentes tempos e espaços, precisa ser contínuo e coerente com a ação educativa que se pretende implementar.  A formação se constrói por meio de um trabalho de refletividade crítica sobre as práticas e não por acúmulo de cursos, conhecimentos ou técnicas. A formação deve oportunizar aos professores meios para um pensamento autônomo e facilitar as dinâmicas de (auto) formação (NÓVOA, 1992).

 A FORMAÇÃO CONTINUADA E A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO-

Os constantes avanços da tecnologia se fazem presentes constantemente, de forma rápida e envolvente que nem sempre a sociedade percebe. Com a expansão da internet novas possibilidades surgiram na educação, proporcionando aos profissionais explorar e aprender novos conhecimentos acerca da educação. Historicamente, a preocupação com a educação sempre esteve a cargo e a disposição de grupos privilegiados que ditam as normas e estabelecem o que é necessário que se aprenda.
Neste sentido, a tecnologia entendida como artefato, cultura, atividades com determinado objetivo, processo de criação, conhecimento sobre uma técnica e seus processos, não é diferente na medida em que esteve restringida aos interesses e objetivos voltados a esses interesses.
As transformações inerentes ao processo tecnológico da não pararam, e, especificamente nos dias atuais a criação de espaços para a identificação e o diálogo entre várias formas de linguagens, permitindo que as pessoas se expressem de diferentes maneiras forçam de maneira decisiva a ruptura de paradigmas, sinalizando que a educação sistematizada precisa acordar e caminhar ao lado das ditas tecnologias que nos são apresentadas diariamente.
A revolução tecnológica impõe ao desenvolvimento dos seus profissionais a utilização de tecnologias para fazerem parte do cotidiano do profissional da educação, porém as tecnologias estabelecem normas específicas próprias de como utilizá-las e trazê-las como mais uma aliada a educação.
Lidar com as informações e entretenimentos estruturados em computadores ainda é privilégio de alguns e requer quebra de paradigmas e até mesmo uma visão holística da democratização das ditas Tecnologias de informação e comunicação na educação.
Alava (2002) afirma que estas novas tecnologias dizem respeito, sobretudo aos educadores, no entanto são vistas como elementos técnicos que renovam o ensino somente através da introdução do maquinário na escola.
No entanto as novas tecnologias da informação e comunicação oferecem novas possibilidades de aprender e devem deixar o estatuto de simples auxiliar (na aprendizagem) para tornar-se centro de uma outra forma de aprender, que afeta em primeiro lugar a mudança dos modos de comunicação e dos modos de interação. Pois elas estão provocando grandes mudanças onde, os profissionais precisam apropriar-se destas tecnologias para lançar novos desafios e reflexões sobre sua prática.
Segundo Miskulim 2007:


O uso gradativo das tecnologias de informação e comunicação tende fomentar a discussão sobre a pratica dos profissionais, como garantir um ambiente favorável á inovação e um crescimento que potencialize o conhecimento do profissional. (MISKULIN, SILVA 2007)


Assim, a grande discussão que se faz sobre a inclusão desses recursos em educação que aponta a capacitação continuada dos profissionais para o uso das tecnologias como ponto essencial para o desenvolvimento de forma integral. Nesse contexto, Moram 2003 acredita que o desafio dos dias atuais é proporcionar oportunidades que contemple o desenvolvimento de habilidades e competências  necessárias para a sociedade que vivemos. 
 Como surgiu o Proinfo e como ele contribuiu para inserção da Tecnologia nas escolas

Ate os dias atuais não existe uma política tecnológica ou lei que regulamente que os profissionais da educação no ensino publicam sejam capacitados para utilizar as novas tecnologias na sala de aula, mas o MEC ao se preocupar com a formação e capacitação dos professores em serviço e continuada, formulou um grande programa: O PROINFO que é o Programa Nacional de Informática na Educação que tem como objetivo auxiliar os profissionais da educação da rede publica e municipal a dominar as novas tecnologias. Para auxiliá-los no processo de planejamento tecnológico vinculado a um projeto pedagógico, capacitando os professores para usar o computador na sua prática docente tornando-os preparados para ajudarem os alunos a participar de transformações na sociedade que levam as pessoas a uma vida de desenvolvimento auto-sustentável, baseada na inserção da informática na educação.
O PROINFO foi criado em abril de 1997 sob a autorização do ministro da educação Paulo de Tarso na portaria n° 522 de Nove de abril de 1997. Fica criado o Programa Nacional de Informática na Educação-Proinfo, com a finalidade de disseminar o uso pedagógico das tecnologias de informação e telecomunicações nas escolas publicas de ensino fundamental e médio pertencentes às redes estaduais e municipais, o governo planejou gastar quase US$ 500 milhões nesse programa para mais de 100 computadores para as escolas. As ações do PROINFO serão desenvolvidas sob responsabilidade da Secretaria de Educação a Distância (SEED) deste Ministério, pelo Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (CONSED), por meio do Departamento de Infra-estrutura Tecnológica (DITEC), em articulação com as secretarias de educação do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios teve seu início com duas ações importantes:
Distribuir computadores para montagem de Núcleos de tecnologia educacional (NTE) e Laboratórios de informática educacional (LIED), nas escolas públicas e municipais e formar especialistas em Informática na educação. Estes especialistas, denominados de Multiplicadores, por serem responsáveis pela disseminação do uso das tecnologias digitais nas escolas, passaram então a oferecer formações, apoio e subsídios técnicos e teóricos, aos professores das escolas contempladas com LIED, para o uso destas tecnologias. Estes especialistas foram formados não só por diferentes universidades brasileiras, que desenvolviam nos cursos modelos pedagógicos embasados em diferentes pressupostos teóricos, mas, principalmente, em diferentes momentos da evolução destas tecnologias.
No início do programa, a maioria dos laboratórios das escolas e vários NTES possuía computadores, mas não conexão com a internet, o que tornava a interação praticamente nula. O próximo movimento do PROINFO foi ampliar o número de escolas e núcleos conectados à internet. Esse novo cenário evidenciou de modo mais contundente ser necessária uma ação que garantisse a formação continuada dos multiplicadores, para apoiá-los não só no uso da recém chegada telemática e dos novos recursos que a rede diuturnamente oferece, mas, principalmente, para refletir sobre as práticas desenvolvidas, com o intuito de avançar na proposta. Assim, entre 1998 e 1999, foi criada uma lista de discussão, aberta aos multiplicadores de todo o Brasil, da qual participavam, também, professores e especialistas de algumas universidades, que assessoravam o Programa Nacional de Informática na Educação.
O MEC divulga esse programa para as escolas através de revistas ou de informes que podem ser enviados por correspondência ou via e-mail para a direção de todas as escolas da rede publica estadual e municipal. Então para ser beneficiada pelo PROINFO é preciso que a escola entre em contato com o MEC ou com a secretaria de educação de seu Estado. Os dados estatísticos necessários para planejamento e alocação de recursos do PROINFO, inclusive as estimativas de matrículas, terão como base o censo escolar realizado anualmente pelo Ministério da Educação e do Desporto e publicado no Diário Oficial da União. O Secretário de Educação a Distância expedirá normas e diretrizes, fixará critérios e operacionalização e adotará as demais providências necessárias à execução do programa de que trata esta Portaria.
Esse programa representa o inicio de acesso às novas tecnologias, na sua primeira etapa serão instalados 105 mil microcomputadores em escolas e núcleos de tecnologias educacionais-NTE que são centros de excelência em capacitar professores e fornecer suporte técnico-pedagógico as escolas, o programa funciona descentralizada, sua coordenação é de extrema responsabilidade federal e a parte operacional quem ficou responsável foram os estados e os municípios.
Os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) são locais pertencentes ao PROINFO que possuem infra-estrutura de informática e comunicação reunindo educadores e especialistas em tecnologias. As pessoas que atuam nos NTES são capacitadas pelo PROINFO para servirem deu suporte técnico as escolas em todas as fases do processo de inserção das novas tecnologias, o NTE é o parceiro mais próximo da escola no processo de inclusão digital, orientando os diretores, professores e alunos, quanto ao uso das novas tecnologias, bem como na manutenção desses aparelhos.
 Os NTES estão localizados em todas as unidades da Federação, cada Núcleo atende escolas situadas em uma mesma região. O número de escolas a serem atendidas – bem como o número de NTE em cada Estado – é estabelecido de maneira proporcional ao número de alunos e escolas de cada rede de ensino público estadual e municipal. É também de responsabilidade do PROINFO coordenar a adesão das escolas e a logística de aquisição de 100 mil computadores via processo de licitação internacional e a sua instalação em aproximadamente seis mil escolas. Todas as escolas públicas poderão participar do Programa e, valendo-se da sua experiência ou do apoio dos NTE, elaborarão um projeto tecnológico representando o compromisso da escola (e da comunidade) de disponibilizar instalações físicas e liberar professores para o processo de capacitação, em função do uso pedagógico que será feito dos computadores.
A capacitação dos profissionais é feito a partir desses núcleos os agentes multiplicadores dispõem de uma boa estrutura para treinar educadores a utilizar a internet no processo educacional. O laboratório de informática é um patrimônio que beneficia a comunidade, e o NTE é um agente que colabora, sua função é ensinar como utilizar adequadamente esses instrumentos tecnológicos que promove o desenvolvimento humano, preparando as pessoas para a demanda da sociedade. O Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) foi criado para viabilizar e apoiar as ações do PROINFO e está situado na sede do MEC, em Brasília.

ANÁLISE E DISCUSSÃO


A Unidade Escolar Vista Alegre conta hoje com 450 alunos, distribuídos em três turnos: Matutino, Vespertino e Noturno, nas modalidades de Ensino fundamental, e Educação de Jovens e Adultos (EJA), regimes de funcionamento seriado e Segmentos/Fases. No quadro dos profissionais da Educação, conta com trinta e dois (32) professores entre efetivos e interinos, quantitativo de apoio oito (08), totalizando quarenta (40) funcionários. A Escola possui calendário próprio para realização dos eventos promovidos durante os bimestres e ainda participa dos eventos culturais junto à Comunidade e ao Departamento de Cultura do Município.
Quanto às condições econômicas a Escola é mantida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e com promoções realizadas durante o ano letivo. A equipe gestora é composta por: 1 diretora, 1 coordenadora de 5ª á 8ª Série e EJA, e mais 2 de 1ª á 4ª Série e também do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e 1 Secretária.
A escola tem como filosofia a formação do espírito critico, formando o aluno de acordo com as suas necessidades, considerando as limitações da realidade escolar, onde define alguns aspectos importantes sobre cultura e sociedade como: fornecer condições de uma educação básica que terá por finalidade desenvolver conhecimento que possa assegurar uma formação comum, indispensável para que estas crianças tenham capacidades de atuarem na sociedade nela interagir para seu próprio bem e para a sociedade, melhoria na qualificação do aluno a partir do conhecimento que ela já faz de seu meio, para que possibilite compreensão reflexiva em sua formação.  Onde propicia condições de igualdade, liberdade e fraternidade para que os alunos possam conquistar sua consciência tornando-se capazes de ampliar suas próprias reflexições, procurando transmitir conhecimento e experiências que lhes permite a compreensão do processo ensino aprendizagem.
O currículo pedagógico da escola se baseia em interdisciplinar sem deixar de trabalhar com o tradicional, desde que o conteúdo estabeleça uma relação aberta de organização, visando reduzir o isolamento entre as diferentes disciplinas curricular. Para elaborar os planos de ensino os professores buscam apoio através dos PCNS. O espaço educativo é de reflexão e debate, onde procura atender as demandas dos educando um instrumento, para quem enfrenta desafios cotidianos na vida escolar. Os temas centrais são: Formação e a valorização do conhecimento com apresentação de planos, projetos e ações.
A metodologia de ensino da escola é voltada para as atividades de forma lúdica e globalizada, visando a favorecer a construção do conhecimento através da descoberta, atendendo as necessidades, aos interesses e às possibilidades da criança, estimulando a observação, o pensamento e a experimentação, desenvolvendo o raciocínio, e a solução de problemas através de pesquisa, debates e discussões de forma a potencializar o processo de construção do conhecimento, num currículo interdisciplinar, superando a fragmentação do conhecimento.
A avaliação é feita através da observação sistemática e registro do acompanhamento progressivo da criança, nos aspectos cognitivos, psicomotor e sócio-afetivo, sendo sistematizada, sendo um processo contínuo, participativo, com função diagnóstica, investigativa e emancipatória, cujas informações propiciem o redimensionamento da ação pedagógica e educativa, reorganizando as próximas ações do educador, do educando, da turma, e da escola, no sentido de avançar no entendimento e desenvolvimento da construção da aprendizagem. 
 Esse estudo tem como tema a Formação Continuada dos Profissionais e as Novas Tecnologias na Educação. Primeiramente fui falar com a coordenadora da escola e expor a temática do meu estudo e fui pedir para observar os encontros de formação continuada para verificar como aconteciam esses encontros e saber se todos os profissionais participavam e se os temas discutidos eram voltados para o uso das tecnologias na escola. Após, ter realizado a observação acerca dos encontros de Formação Continuada na escola, e ter conversado com alguns profissionais percebi que todos os profissionais que trabalham direta ou indiretamente na educação, participam ativamente de todos os encontros realizados, entendendo-se que todos acham de suma importância esses encontros, que lhes possibilitaram ter maior contato e adquirir conhecimento para usarem as tecnologias que estão presentes na escola. Antes os encontros ocorriam no NTE (Núcleo Tecnológico de Educação) em Terra Nova do Norte e que agora acontecem no laboratório de informática da própria escola.
  Ao conversar com a coordenadora do projeto de formação continuada da escola, notei que ela deu grande importância ao elaborar seu projeto voltado à inserção de todos profissionais para o uso das novas tecnologias. Para desenvolver os encontros a coordenadora propunha como fonte de estudos as temáticas sobre o tema que foi escolhido para as discussões através, de estudos coletivos, mesas-redondas, murais, leitura dirigida de textos variados, o material de apoio contará com debates e compreensão dos textos (sobre o uso das novas tecnologias e a importância da formação continuada para todos profissionais da educação) vídeos, pesquisa na Internet, uso do Computador no nosso dia, uso do data show para apresentação dos trabalhos desenvolvidos além da troca de experiências a partir da prática dos profissionais docentes atuantes e os não docentes.
Selecionar procedimentos de temas adequados a diferentes objetivos e interesses sendo diverso (estudo, formação pessoal, entretenimento, realização de tarefas) O Projeto compreenderá a carga horária de 64 horas diretas e 16 horas indiretas na forma de Trabalhos Extra – Classe e Projetos. Os encontros serão em dias sexta - feira a cada quinze (15) ou oito dias (08), dias com carga horária de 4 (quatro) horas, no período Noturno das 19h às 23 h, conforme o calendário estabelecido para a realização dos encontros. Sendo assim, serão feitos 16 (dezesseis) encontros, aonde o ultimo será para encerramento das atividades, com apresentação dos trabalhos e projetos de todos os participantes do projeto.
A metodologia usada nos encontros tem os seguintes princípios: Desenvolvimento da criatividade; interdisciplinaridade; cooperatividade; autonomia; Interatividade, compreensão e reflexão acerca dos temas estudados nos encontros. As metas á serem cumpridas tem como princípio norteador a participação de pelo menos 80% do corpo docente e não docente da escola. Na busca de conhecimentos na área da educação para que resulte em um trabalho criativo, reflexivo e cooperativo que busque sanar as duvidas para que atenda as necessidades intrínsecas de cada profissional, sendo realizado por todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento resulta de uma ação em parceria, onde todos aprendam juntos a grande arte de ensinar-a-aprender e aprender-a-ensinar as novas formas de conhecimento através das diversas tecnologias existentes.
Os critérios de avaliação do projeto explicitam as expectativas de assimilação, considerando os objetivos e conteúdos propostos para a formação continuada desses profissionais. A organização lógica e interna dos conteúdos, as peculiaridades de cada momento e as possibilidades de trabalhos docentes decorrentes em cada etapa do desenvolvimento no ponto de vista pessoal e social, apontando para as experiências educativas, refletindo de forma equilibrada os diferentes tipos de capacidades e as três dimensões de conteúdos (conceitos, procedimentos e atitudes). Servindo assim, para encaminhar a programação e as atividades de ensino e aprendizagem.   
Nesse contexto, a avaliação do rendimento e aproveitamento dos estudos realizados será no final de cada encontro, mediante instrumentos previstos dos projetos de estudos através de auto-avaliação, apresentação dos trabalhos, projetos e relatórios individuais dos participantes e relatório final, executado pelas coordenadoras do projeto.
Portanto, esse projeto de formação continuada permite condições para que todos os profissionais da escola construam novos conhecimentos partindo das tecnologias. Fazendo-os entender por que e como integrar este na sua prática diária possibilitando a transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora voltada para a resolução de problemas específicos do interesse de cada um. Aonde, vai dar conhecimento para que todos saibam recontextualizar o aprendizado e as experiências vividas durante sua formação para a sua realidade compatibilizando as necessidades e os objetos que cada profissional se dispõe a atingir.
Ao considerarmos que a pesquisa ocorreu na Escola Municipal Vista Alegre, conclui que a mesma trouxe-me resultados significativos e me fez compreender a importância de todos os profissionais saberem lidar com o uso das novas tecnologias presentes no âmbito escolar, partindo dos encontros de formação continuada.
De acordo, com o estudo realizado pude observar que a formação continuada daquele estabelecimento de ensino, percebeu que todos os profissionais dão muita importância a esses encontros, pois através deles eles passaram a adquirir outros conhecimentos importantes para o dia de uma escola.
Para tanto, resolvi organizar meu estudo da seguinte forma: realizei uma entrevista com uma professora, e com uma das senhoras que fazem parte da limpeza, onde, as mesmas responderam 3 questões:
Questão 1: Como os profissionais da escola vêem os encontros de formação continuada?
A professora diz:

Para nós quantos professores, a formação continuada é muito importante, pois, através dela podemos refletir sobre nossa prática adquirir mais conhecimento para serem aplicados em sala de aula, compartilhar problemas e soluções e aprender como aplicar as metodologias discutidas nos encontros para  nosso dia-a-dia.


A profissional da limpeza respondeu:


A nossa coordenadora fez muito bem quando fez esse projeto de formação para todos os profissionais desde os professores ate o pessoal da limpeza, merendeiras e vigia, para nos foi muito importante, pois passamos a trocar informações com os professores e através da formação adquirimos muitos conhecimentos para melhorarmos nossas funções na escola e nosso relacionamento com os alunos.


Pergunta 2: O que você acha dos encontros de formação ser voltado para inserção de todos profissionais ao mundo da tecnologia?
A professora disse:

Esse projeto de formação continuada voltado para inserir os profissionais para usar as tecnologias presentes na escola  foi uma excelente idéia da nossa coordenadora, pois muitos dos nossos professores não tinham domínio dessas tecnologias, e esses encontros possibilitou-nos conhecer e entender a melhor maneira de utilizá-los.


A profissional da limpeza disse:


Nossa para nos que não tivemos a oportunidade de lidar com esses avanços de tecnologia, ficamos muito feliz pela oportunidade que temos, pois assim também vamos poder fazer parte de uma sociedade que conhece e sabe lidar com a tecnologia.


A 3 e ultima questão é: Depois dos encontros de formação continuada voltada ao uso das tecnologias, o que mudou para você quanto profissional da educação?
A professora diz:

Bom para mim quanto professora aprendi a aplicar conteúdos adequados à sala de aula e quando utilizo o laboratório com meus alunos, e aprendi também a dominar melhor o computador em si, os sites adequados e ate o data show, acho que rodos os profissionais devem fazer parte desses tipos de projeto, pois aprendemos a repensar e refletir nossas ações para a sala de aula.


A senhora da limpeza responde:


Respondo por mim e pelos outros colegas que trabalham indiretamente com a educação. Após passarmos a freqüentar esses encontros e colocar em pratica o que aprendemos ali, nos sentimos fascinados com esse mundo tecnológico, aprendemos muito e perdemos o medo de interagir e realmente entender como lidar com esses avanços da tecnologia.


Portanto após essa analise de dados, acredito que a formação continuada para o uso das tecnologias na educação é de suma importância para aprimorar as habilidades, competências ma busca de novos conhecimentos. Por isso, todas as escolas deveriam repensar esses encontros, e fazer com que eles ocorram de forma globalizada com intuito de integrar todos os profissionais seja ele professor ou não, desde que trabalhe na educação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O surgimento das novas tecnologias imprimiu na sociedade novas formas de viver e se relacionar, influenciando sobre tudo na vida dos profissionais da educação. O espaço e o tempo diante das tecnologias de informação e comunicação revolucionaram a tarefa de ensinar e aprender.
A Formação Continuada para o uso das novas tecnologias da Escola Municipal vista alegre, acontece de forma integrada com todos os profissionais docentes e não docentes, onde todos participam ativamente e consideram de suma importância os encontros que acontecem quinzenalmente, pois com eles aprendem como lidar com esses novos desafios, interagir e integrar-se com o uso das tecnologias nas escolas. Assim, a metodologia adotada correspondeu a todas as expectativas esperadas durante todo estudo, pois percebi que a metodologia utilizada pela coordenadora do projeto de formação da escola, é muito eficaz, sendo voltado realmente para conteúdos que auxiliam os profissionais ao realizarem uma pesquisa, trabalho e principalmente para melhorar a postura e a didática do professor frente ao uso correto das tecnologias de informação em sua sala de aula.
Após o termino do estudo, passei a compreender melhor a importância da formação continuada para esses profissionais, que não fazem parte do corpo docente da escola. Pois os mesmos sentem-se úteis e competentes e passam colocar suas habilidades que estavam adormecidas em pratica, perdendo o medo de mexer com as tecnologias, perguntar, questionar e expor suas duvidas, sentindo-se inseridas no mundo desafiador da globalizada.
Para Tardif 2002:


O uso das tecnologias no ensino digital requer que os profissionais estejam preparados se policiando e utilizando-se dos diferentes meios de aprendizagem, incluindo os tecnológicos.


Portanto, através da citação de Tardif, conclui-se que nesse mundo globalizado das tecnologias é inaceitável haver profissionais que ainda não estejam inseridos e muito menos preparados para lidar com essa fonte inovadora e fascinante de novas aprendizagens educacionais.






























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