A escola precisa ser um espaço mais amplo para ir além do ensinar a ler e a fazer as quatro operações. É necessário fazer acontecer nas salas de aula, biblioteca e no laboratório de informática já que os mesmo são grandes ferramentas de ensino, proporcionando uma aprendizagem diversificada e criativa que representa o conjunto das formas de pensar, agir e sentir do ser humano.
Pensando nisso buscou se desenvolver um projeto que torne a hora recreio interessante e diferenciada foi elaborado uma nova proposta de trabalho, visando à aprendizagem dos educandos, unindo atividades relacionadas à biblioteca e ao laboratório de informática assim diminuindo o fluxo de alunos no pátio durante o recreio evitando acidentes e possibilitando aos alunos uma atividade que vise o estimulo a cultura, conhecendo as mais variadas obras literárias em parceria com o laboratório de informática promovendo a inclusão digital.
A leitura é vista como ferramenta essencial ao ser humano, uma fonte inesgotável de conhecimento, este por sua vez é necessário a evolução humana onde para conscientizar os alunos que ingressam no sistema educacional é necessário oferecer desde o inicio de sua vida escolar, obras literárias que contemplem suas necessidades intelectuais, desde matérias de cunho cientifico a pequenos livros que os façam viajar pelo mundo imaginário, partindo deste pressuposto foi pensado em um projeto que ofereça subsídios para estruturação de sua aprendizagem que possibilite aos alunos maior utilização da biblioteca escolar e do laboratório de informática, um trabalho em parceria já que a inclusão digital é de extrema importância na sociedade em que vivemos onde o computador deve ser um instrumento de trabalho nas mãos dos educadores e utilizando a tecnologia a favor da educação. Incluir digitalmente é o processo democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção dos educandos ao uso do LIED, é utilizar essa nova linguagem, para contribuir no aprendizado.
Desta forma o projeto “Hora do Recreio” visa instigar o aluno a conhecer as mais variadas obras literárias, e explorar os recursos da informática na sua aprendizagem.