Filosofia da Escola
A Escola Estadual Norberto Schwantes tem como filosofia à formação do Espírito Crítico, que vem fornecer o desenvolvimento da atividade de auto-avaliação constante do educando, atendendo seus interesses, formando-o de acordo com suas necessidades, considerando as limitações da realidade escolar, integrando a comunidade no contexto educacional para resgatar princípios e valores referentes à família e sociedade.
Dessa forma ao definir e elaborar sua proposta pedagógica e seu regimento, a Unidade Escolar compartilhará princípios de responsabilidades num contexto de flexibilidade teórico - metodológico de ações pedagógicas, em que o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo educacional revelem sua qualidade e respeito à equidade de direitos e deveres de: alunos, professores e comunidade.
Assegurando o direito de inclusão do aluno portador de deficiências e aqueles que não tiveram oportunidade em tempo certo.
Pontos Fortes da Escola
- Biblioteca com bom acervo;
- Laboratório de Informática;
- Sala de Recurso Multifuncional;
- Sala de Articulação;
- Quadro de Profissionais qualificados;
- Relações Interpessoais. ( Liderança, compromisso, motivação, ordem, disciplina, segurança).
Pontos Fracos da Escola
- Espaço para recreação;
- Espaço para Educação Física:(quadra coberta).
- Educação física nas séries iniciais;
- Parque infantil;
- Climatização das salas de aula;
- Pais e comunidade com pouca participação e cooperação comprometendo o bom desempenho acadêmico;
-Realidades socioeconômicas diferenciadas, evasão pela necessidade de emprego- trabalho.
- Parte elétrica da escola.
- Infra estrutura da biblioteca escolar.
Problemas a serem atacados com prioridade
Aspecto cognitivo;
· Muitos alunos apresentam vocabulário distante da norma padrão;
· Dificuldades de interpretação de texto;
· Fragilidade na sustentação de hipóteses e nas técnicas operatórias;
· Não trazem materiais escolares; são poucos participativos, sendo comuns algumas atitudes agressivas em relação aos colegas e aos professores. Os problemas apontados acentuam-se pelos aspectos da desestruturação familiar,
· Desemprego e desigualdade social, e a pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos.
Ações Pedagógicas a serem desenvolvidas
Projetos Pedagógicos Institucionais:
- Horta pedagógica;
- Projeto Afro;
- Projeto Música;
- Hora cívica;
- Mostra do Conhecimento;
- Sala do Educador;
Subprojetos:
- Língua estrangeira (Inglês), para as séries iniciais;
- Soletrando – Gincana;
- Datas Comemorativas;
- Hino da Escola;
- Jornal da escola: publicar;
- Leitura e escrita.
- Aula de reforço.
Metodologia
Do ponto de vista metodológico, é de fundamental importância reconhecer que a relação entre o homem e o conhecimento dá-se mediado pela linguagem, em suas múltiplas formas de manifestação: a língua, a matemática, as artes, a informática. Uma das grandes contribuições das teorias sociointencionistas reside em apontar a interação que existe entre as linguagens, a constituição de conceitos e o desenvolvimento das capacidades cognitivas complexas.
Portanto, os pressupostos metodológicos devem ser baseados em:
· Exposição dialogada;
· Questionamentos com problematização;
· Leitura e interpretação de textos referentes aos temas abordados;
· Apresentação de trabalhos para socialização dos assuntos em forma de seminários;
· Análise de músicas e poesias relacionadas com os temas;
· Contextualização do tema estudado com a realidade;
· Utilização de recursos tecnológicos: noticiários televisivos, pesquisa em jornais, revistas, livros didáticos e para-didáticos, Internet entre outros;
· Apresentação de filmes relacionados ao tema curricular;
· Pesquisas: bibliográfica, de campo, exploratória, de observação;
· Produção dissertativa;
· Dinâmicas de grupos com debates e discussões;
· Dramatização;
· Estudo do meio;
· Reorganização e/ou reformulação de metodologias pelo professor quando as capacidades não foram alcançados pelo aluno.
Avaliação:
A Avaliação para ser coerente com o processo de ensinar deve conduzir às mesmas vertentes conduzidas no bojo da fundamentação teórico-metodológica escolhida, tendo em vista a dimensão político - metodológica pretendida pela Unidade Escolar. Assim, é importante saber o que se vai avaliar, para ocorrer avanços ou possíveis redirecionamentos. Deste modo, faz se necessário apresentar algumas características, que devem compor o processo avaliativo:
- Ser Contínua: O processo avaliativo deve ocorrer no dia a dia e não de forma pontual, ou seja, num único momento. Sendo caracterizada pelo acompanhamento e orientação dos alunos com vistas à ação/ reflexão/ ação.
- Ser Democrática: os critérios avaliativos devem ser claros e informados ao educando, bem como os instrumentos a serem utilizados e ações a serem desenvolvidas após os resultados obtidos.
- Ser Diagnóstica: De acordo com a avaliação diagnóstica, o professor precisa localizar num determinado momento, em que etapa do processo de construção do conhecimento encontra-se o estudante e, em seguida, identificar as intervenções pedagógicas que são necessárias para estimular o seu progresso. Esse diagnóstico, onde se avalia a qualidade do erro ou do acerto, permite que o professor possa adequar suas estratégias de ensino às necessidades de cada aluno e quais práticas pedagógicas deverão ser redimensionadas.
- Ser Formativa: A avaliação formativa fundamenta-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais; fundamenta-se em aprendizagens significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quanto for preciso para que se continue a aprender. Neste enfoque deve se avaliar o que se ensina, se a avaliação contribuir para o desenvolvimento das capacidades dos alunos pode-se dizer que ela se converte em uma ferramenta pedagógica, em um elemento que melhora aprendizagem do aluno e a qualidade do ensino.
- Ser Reguladora de Aprendizagens: Deverá proporcionar ações conjuntas entre professor e aluno de responsabilidades no que se refere às aprendizagens, uma vez que docentes e educando são agentes desse processo.
Sendo a Avaliação um processo abrangente, deve possibilitar ao educador constantes indagações sobre sua proposta de ensino, favorecendo ao educador e educando um clima de reciprocidade capaz de promover avanços do conhecimento.
- Instrumentos a serem utilizados na prática avaliativa:
· Avaliações objetivas e subjetivas;
· Dissertações, produções de textos;
· Seminários
· Trabalho de pesquisa (Internet, livros, revistas, mídias...);
· Trabalhos individuais e em grupos;
· Trabalhos de casa;
· Observações (participação);
· Colaboração e preservação do patrimônio Escolar;
· Entrevistas;
· Exposições orais.
· Auto-Avaliação.
São direitos do aluno:
I - Ser tratado com respeito, atenção e consideração pela direção, funcionários, professores e colegas do estabelecimento.
II - Utilizar os livros da biblioteca, nos termos do regulamento e normas próprias.
III - Ser sócio do Grêmio Estudantil de acordo com os respectivos regulamentos.
IV - Expor as dificuldades encontradas nos trabalhos escolares em qualquer atividade, área de estudo ou disciplina e solicitar orientação do professor.
V - Requerer Cancelamento de matricula ou transferência quando maior de idade, ou através dos pais ou responsável quando menor.
VI - Receber com igualdade de condição a orientação necessária para realizar suas atividades escolares, bem como usufruir de todos os benefícios de caráter educativo, vocacional, recreativo, religioso ou social que a escola realiza.
VII - Solicitar autorização junto à direção, para fixar avisos ou distribuir folhetos nas imediações e interior da escola.
VIII - Participar de equipes de treinamento e, se selecionado, participar de jogos estudantis, municipais, regionais, estaduais e federais.
IX - O aluno que participar dos jogos não poderá ser prejudicado nas demais disciplinas, mas deverá procurar o conteúdo que foi repassado.
São deveres do aluno:
I - Cumprir com rigorosa exatidão as determinações da direção, da equipe técnica, do corpo docente e dos demais órgãos do estabelecimento.
II - Comparecer uniformizado de acordo com as regras estabelecidas pela escola bem como as regras de decência e pudor.
III - Atender todas as determinações disciplinares emanadas de atos da diretoria.
IV - Inserir e integrar-se no amplo processo pedagógico desenvolvido pelo estabelecimento.
V - Comparecer as solenidades, festas cívicas e demais atividades escolares.
VI - Manter durante as aulas, o silêncio e a atenção necessária evitando manifestações que perturbem o bom andamento do processo educativo.
VII - Freqüentar com assiduidade as aulas e demais atividades escolares e em caso de faltas, inteirar-se dos trabalhos realizados naquele dia buscando auxilio do professor e dos colegas, se necessário.
VIII - Esforçar-se para tirar o máximo de proveito das atividades escolares.
IX - Apresentar com o máximo de asseio e alinho, não só pessoal e no traje, como também livros, cadernos e demais objetos escolares, portando-se corretamente dentro e fora do estabelecimento.
X - Apresentar-se com o uniforme da escola de acordo com determinação da instituição.
XI - Tratar com respeito a direção, professores e funcionários do estabelecimento e demais colegas.
XII - Respeitar o horário de início das aulas na qual terão 15 (quinze) minutos de tolerância após o sinal de entrada salvo se estiver com justificativa por escrito assinados pelos pais, patrão ou médico.
Art. 164 Para participar dos jogos estudantis o aluno deve:
I - participar regularmente das aulas de Educação Física.
II - Participar produtivamente do processo avaliativo das demais disciplinas.
III - Cumprir as determinações disciplinares deste regimento.
IV - Os alunos que se encontrar com a média inferior ao mínimo estipulado pela escola por falta de interesse, não terão direito de participar das modalidades esportivas citadas neste regimento.
V - Zelar pela limpeza e conservação das instalações e dependências, materiais, móveis, utensílios e maquinários, ressarcindo o estabelecimento de prejuízos que causarem, notificando pais ou responsável.
VI - Contribuir para a elevação moral do estabelecimento promovendo o seu prestígio em qualquer lugar que esteja.
VII - Participar das eleições do Grêmio Estudantil e assembléia, quando convocados, sendo punidos as faltas não justificadas.
Parágrafo Único. É de responsabilidade exclusiva da escola as decisões referentes à participação do aluno em relação aos jogos estudantis.
Art. 165 É proibido aos alunos
I - Ausentar - se do estabelecimento durante o período de aula sem licença da direção.
II - Entrar em classe ou dela sair sem a permissão do professor.
III - Ocupar-se durante as aulas com qualquer assunto estranho às mesmas.
IV - Promover atividades, encontros, competições esportivas ou festas de qualquer natureza no estabelecimento ou fora dele, usando o nome do mesmo sem autorização.
V - Incitar os colegas a atos de rebeldia, ou de se ausentarem da escola.
VI - Trazer consigo livros, impressos, gravuras ou escritos considerados imorais, bem como armas, rádio, jogos ou outros objetos que contribuam para perturbar o bom andamento das aulas.
VII - Formar grupos ou promover algazarras e distúrbios nos corredores e pátios, bem como nas imediações do estabelecimento.
VIII - Fazer uso de bebidas alcoólicas em toda área do estabelecimento.
IX - Desrespeitar a direção, professor, colegas ou funcionários.
X - Rasurar ou falsificar qualquer documento escolar.
XI - Fumar no ambiente escolar.
XII - Uso do laboratório de informática sem cumprir as normas do referido laboratório.
XIII - Deixar material escolar sob responsabilidade da Escola.
XIV - Entrar na sala dos professores, coordenação, secretaria, direção e cozinha sem permissão.
XV - Comprar ou comer lanches antes do recreio sem autorização.