A escola


Filosofia da Escola

A Escola Estadual Norberto Schwantes tem como filosofia à formação do Espírito Crítico, que vem fornecer o desenvolvimento da atividade de auto-avaliação constante do educando, atendendo seus interesses, formando-o de acordo com suas necessidades, considerando as limitações da realidade escolar, integrando a comunidade no contexto educacional para resgatar princípios e valores referentes à família e sociedade.
Dessa forma ao definir e elaborar sua proposta pedagógica e seu regimento, a Unidade Escolar compartilhará princípios de responsabilidades num contexto de flexibilidade teórico - metodológico de ações pedagógicas, em que o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo educacional revelem sua qualidade e respeito à equidade de direitos e deveres de: alunos, professores e comunidade.  
Assegurando o direito de inclusão do aluno portador de deficiências e aqueles que não tiveram oportunidade em tempo certo.

Pontos Fortes da Escola

- Biblioteca com bom acervo;
- Laboratório de Informática;
- Sala de Recurso Multifuncional;
- Sala de Articulação;
- Quadro de Profissionais qualificados;
- Relações Interpessoais. ( Liderança, compromisso, motivação, ordem, disciplina, segurança).

Pontos Fracos da Escola
- Espaço para recreação;
- Espaço para Educação Física:(quadra coberta).
- Educação física nas séries iniciais;
- Parque infantil;
- Climatização das salas de aula;
- Pais e comunidade com pouca participação e cooperação comprometendo o bom desempenho acadêmico;
-Realidades socioeconômicas diferenciadas, evasão pela necessidade de emprego- trabalho.
- Parte elétrica da escola.
- Infra estrutura da biblioteca escolar.
Problemas a serem atacados com prioridade

Aspecto cognitivo;

·         Muitos alunos apresentam vocabulário distante da norma padrão;
·          Dificuldades de interpretação de texto;
·         Fragilidade na sustentação de hipóteses e nas técnicas operatórias;
·         Não trazem materiais escolares; são poucos participativos, sendo comuns algumas atitudes agressivas em relação aos colegas e aos professores. Os problemas apontados acentuam-se pelos aspectos da desestruturação familiar,
·         Desemprego e desigualdade social, e a pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos.

Ações Pedagógicas a serem desenvolvidas
Projetos Pedagógicos Institucionais:
  • Horta pedagógica;
  • Projeto Afro;
  • Projeto Música;
  • Hora cívica;
  • Mostra do Conhecimento;
  • Sala do Educador;
Subprojetos:
  • Língua estrangeira (Inglês), para as séries iniciais;
  • Soletrando – Gincana;
  • Datas Comemorativas;
  • Hino da Escola;
  • Jornal da escola: publicar;
  • Leitura e escrita.
  • Aula de reforço.

Metodologia
Do ponto de vista metodológico, é de fundamental importância reconhecer que a relação entre o homem e o conhecimento dá-se mediado pela linguagem, em suas múltiplas formas de manifestação: a língua, a matemática, as artes, a informática. Uma das grandes contribuições das teorias sociointencionistas reside em apontar a interação que existe entre as linguagens, a constituição de conceitos e o desenvolvimento das capacidades cognitivas complexas.
Portanto, os pressupostos metodológicos devem ser baseados em:

·         Exposição dialogada;
·         Questionamentos com problematização;
·         Leitura e interpretação de textos referentes aos temas abordados;
·         Apresentação de trabalhos para socialização dos assuntos em forma de seminários;
·         Análise de músicas e poesias relacionadas com os temas;
·         Contextualização do tema estudado com a realidade;
·         Utilização de recursos tecnológicos: noticiários televisivos, pesquisa em jornais, revistas, livros didáticos e para-didáticos, Internet entre outros;
·         Apresentação de filmes relacionados ao tema curricular;
·         Pesquisas: bibliográfica, de campo, exploratória, de observação;
·         Produção dissertativa;
·         Dinâmicas de grupos com debates e discussões;
·         Dramatização;
·         Estudo do meio;
·         Reorganização e/ou reformulação de metodologias pelo professor quando as capacidades não foram alcançados pelo aluno.

Avaliação:
A Avaliação para ser coerente com o processo de ensinar deve conduzir às mesmas vertentes conduzidas no bojo da fundamentação teórico-metodológica escolhida, tendo em vista a dimensão político - metodológica pretendida pela Unidade Escolar. Assim, é importante saber o que se vai avaliar, para ocorrer avanços ou possíveis redirecionamentos. Deste modo, faz se necessário apresentar algumas características, que devem compor o processo avaliativo:
- Ser Contínua: O processo avaliativo deve ocorrer no dia a dia e não de forma pontual, ou seja, num único momento. Sendo caracterizada pelo acompanhamento e orientação dos alunos com vistas à ação/ reflexão/ ação.
- Ser Democrática: os critérios avaliativos devem ser claros e informados ao educando, bem como os instrumentos a serem utilizados e ações a serem desenvolvidas após os resultados obtidos.
- Ser Diagnóstica: De acordo com a avaliação diagnóstica, o professor precisa localizar num determinado momento, em que etapa do processo de construção do conhecimento encontra-se o estudante e, em seguida, identificar as intervenções pedagógicas que são necessárias para estimular o seu progresso. Esse diagnóstico, onde se avalia a qualidade do erro ou do acerto, permite que o professor possa adequar suas estratégias de ensino às necessidades de cada aluno e quais práticas pedagógicas deverão ser redimensionadas.
- Ser Formativa: A avaliação formativa fundamenta-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais; fundamenta-se em aprendizagens significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quanto for preciso para que se continue a aprender. Neste enfoque deve se avaliar o que se ensina, se a avaliação contribuir para o desenvolvimento das capacidades dos alunos pode-se dizer que ela se converte em uma ferramenta pedagógica, em um elemento que melhora aprendizagem do aluno e a qualidade do ensino.
- Ser Reguladora de Aprendizagens: Deverá proporcionar ações conjuntas entre professor e aluno de responsabilidades no que se refere às aprendizagens, uma vez que docentes e educando são agentes desse processo.
Sendo a Avaliação um processo abrangente, deve possibilitar ao educador constantes indagações sobre sua proposta de ensino, favorecendo ao educador e educando um clima de reciprocidade capaz de promover avanços do conhecimento.
- Instrumentos a serem utilizados na prática avaliativa:
·         Avaliações objetivas e subjetivas;
·         Dissertações, produções de textos;
·         Seminários
·         Trabalho de pesquisa (Internet, livros, revistas, mídias...);
·         Trabalhos individuais e em grupos;
·         Trabalhos de casa;
·         Observações (participação);
·         Colaboração e preservação do patrimônio Escolar;
·         Entrevistas;
·         Exposições orais.
·         Auto-Avaliação.
São direitos do aluno:
I           -           Ser tratado com respeito, atenção e consideração pela direção, funcionários, professores e colegas do estabelecimento.
II          -           Utilizar os livros da biblioteca, nos termos do regulamento e normas próprias.
III         -           Ser sócio do Grêmio Estudantil de acordo com os respectivos regulamentos.
IV        -           Expor as dificuldades encontradas nos trabalhos escolares em qualquer atividade, área de estudo ou disciplina e solicitar orientação do professor.
V         -           Requerer Cancelamento de matricula ou transferência quando maior de idade, ou através dos pais ou responsável quando menor.
VI        -           Receber com igualdade de condição a orientação necessária para realizar suas atividades escolares, bem como usufruir de todos os benefícios de caráter educativo, vocacional, recreativo, religioso ou social que a escola realiza.

VII       -           Solicitar autorização junto à direção, para fixar avisos ou distribuir folhetos nas imediações e interior da escola.
VIII      -           Participar de equipes de treinamento e, se selecionado, participar de jogos estudantis, municipais, regionais, estaduais e federais.
IX        -           O aluno que participar dos jogos não poderá ser prejudicado nas demais disciplinas, mas deverá procurar o conteúdo que foi repassado.
São deveres do aluno:
I           -           Cumprir com rigorosa exatidão as determinações da direção, da equipe técnica, do corpo docente e dos demais órgãos do estabelecimento.
II          -           Comparecer uniformizado de acordo com as regras estabelecidas pela escola bem como as regras de decência e pudor.
III         -           Atender todas as determinações disciplinares emanadas de atos da diretoria.
IV        -           Inserir e integrar-se no amplo processo pedagógico desenvolvido pelo estabelecimento.
V         -           Comparecer as solenidades, festas cívicas e demais atividades escolares.
VI        -           Manter durante as aulas, o silêncio e a atenção necessária evitando manifestações que perturbem o bom andamento do processo educativo.
VII       -           Freqüentar com assiduidade as aulas e demais atividades escolares e em caso de faltas, inteirar-se dos trabalhos realizados naquele dia buscando auxilio do professor e dos colegas, se necessário.
VIII      -           Esforçar-se para tirar o máximo de proveito das atividades escolares.
IX        -           Apresentar com o máximo de asseio e alinho, não só pessoal e no traje, como também livros, cadernos e demais objetos escolares, portando-se corretamente dentro e fora do estabelecimento.
X         -           Apresentar-se com o uniforme da escola de acordo com determinação da instituição.
XI        -           Tratar com respeito a direção, professores e funcionários do estabelecimento e demais colegas.
XII       -           Respeitar o horário de início das aulas na qual terão 15 (quinze) minutos de tolerância após o sinal de entrada salvo se estiver com justificativa por escrito assinados pelos pais, patrão ou médico.
Art. 164 Para participar dos jogos estudantis o aluno deve:
I           -           participar regularmente das aulas de Educação Física.
II          -           Participar produtivamente do processo avaliativo das demais disciplinas.
III         -           Cumprir as determinações disciplinares deste regimento.
IV        -           Os alunos que se encontrar com a média inferior ao mínimo estipulado pela escola por falta de interesse, não terão direito de participar das modalidades esportivas citadas neste regimento.
V         -           Zelar pela limpeza e conservação das instalações e dependências, materiais, móveis, utensílios e maquinários, ressarcindo o estabelecimento de prejuízos que causarem, notificando pais ou responsável.
VI        -           Contribuir para a elevação moral do estabelecimento promovendo o seu prestígio em qualquer lugar que esteja.

VII       -           Participar das eleições do Grêmio Estudantil e assembléia, quando convocados, sendo punidos as faltas não justificadas.
Parágrafo Único.  É de responsabilidade exclusiva da escola as decisões referentes à participação do aluno em relação aos jogos estudantis.

Art. 165 É proibido aos alunos
I           -           Ausentar - se do estabelecimento durante o período de aula sem licença da direção.
II          -           Entrar em classe ou dela sair sem a permissão do professor.

III         -           Ocupar-se durante as aulas com qualquer assunto estranho às mesmas.
IV        -           Promover atividades, encontros, competições esportivas ou festas de qualquer natureza no estabelecimento ou fora dele, usando o nome do mesmo sem autorização.
V         -           Incitar os colegas a atos de rebeldia, ou de se ausentarem da escola.
VI        -           Trazer consigo livros, impressos, gravuras ou escritos considerados imorais, bem como armas, rádio, jogos ou outros objetos que contribuam para perturbar o bom andamento das aulas.
VII       -           Formar grupos ou promover algazarras e distúrbios nos corredores e pátios, bem como nas imediações do estabelecimento.
VIII      -           Fazer uso de bebidas alcoólicas em toda área do estabelecimento.
IX        -           Desrespeitar a direção, professor, colegas ou funcionários.
X         -           Rasurar ou falsificar qualquer documento escolar.
XI        -           Fumar no ambiente escolar.
XII       -           Uso do laboratório de informática sem cumprir as normas do referido laboratório.
XIII      -           Deixar material escolar sob responsabilidade da Escola.
XIV     -           Entrar na sala dos professores, coordenação, secretaria, direção e cozinha sem permissão.
XV      -           Comprar ou comer lanches antes do recreio sem autorização.