ESCOLA ESTADUAL NORBERTO SCHWANTES
TEMA: IMPLANTAÇÃO DA HORTA PEDAGÓGICA
"UM TEMPERO A MAIS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO"
APRESENTAÇÃO
A Horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. Além disso, o seu preparo oferece várias vantagens para a comunidade. Dentre elas, proporciona uma grande variedade de alimentos a baixo custo no lanche das crianças, permite que toda a comunidade tenha acesso a essa variedade de alimentos por doação ou compra e também se envolva nos programas de alimentação e saúde desenvolvidos na escola. Portanto, o consumo de hortaliças cultivadas em pequenas hortas auxilia na promoção da saúde.
A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. A alimentação de todos os indivíduos deve obedecer as "Leis da Nutrição" descritas por Pedro Escudero. Segundo essas leis, deve-se observar a qualidade e a quantidade dos alimentos nas refeições e, além disso, a harmonia entre eles e sua adequação nutricional. Uma alimentação que não cumpra essas leis pode resultar, por exemplo, em aumento de peso e deficiências de vitaminas e minerais (Silva, 1998).
Há várias atividades que podem ser utilizadas na escola com o auxílio de uma horta onde o professor relaciona diferentes conteúdos e coloca em prática a interdisciplinaridade com seus alunos.
E ainda desenvolvem a idéia de sustentabilidade, produzindo com o seu próprio trabalho alimentos saudáveis para o consumo. Sem contar que esses alimentos produzidos pelas famílias podem ser considerados meios de sobrevivência, sem interferir nos seus gastos sendo que ao mesmo tempo em que eles produzem e vendem, também consomem, dando as famílias uma demonstração da importância de se produzir, que não só está relacionado ao capitalismo, a geração de valores, mas sim da importância desses alimentos saudáveis a saúde das famílias e também ao enriquecimento da merenda escolar.