quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PLANO DE AULA

PRODUZINDO NARRATIVAS A PARTIR DO GÊNERO HISTÓRIAS DE TERROR
Público Alvo: 3º Ciclo

Áreas envolvidas: Língua Portuguesa

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

- Reconhecer características básicas das histórias de terror, como a realidade colocada pelo sobrenatural, o inconsciente, o mistério, o inexplicável do ponto de vista racional;
- Trabalhar a sensação do medo e da angústia muitas vezes sentida perante o desconhecido;
- Conviver democraticamente em grupo ao discutir quais as histórias mais comuns entre eles;
- Reconhecer a estrutura básica da sequência narrativa e produzir uma história de terror;
- Reconhecer o papel de personagens estranhas e inquietantes no gênero;

Duração das atividades:

10 aulas de 50min. cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

- Discussão sobre o que são histórias de terror.
- Conhecimento sobre o gênero histórias de terror e o tipo textual narrativo.
Estratégias e recursos da aula:
1ª e 2ª aulas:
Leitura, debate e comparação entre as histórias “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe, “Vovó Maria”, de Heloísa Prieto e “Devolva Minha Aliança”, de Rosa Amanda Strausz. Crie suspense ao ler, mude o tom de voz e faça pausas para provocar medo e tensão.
3ª e 4ª aulas:
Filme Premunição dirigido e escrito por James Wong. Em seguida provoque um debate entre os estudantes. "O que despertou medo? E suspense?" e "Algum trecho frustrou e poderia ser diferente?"
5ª e 6ª aulas:
Organize a produção de textos em duplas para que possam compor narrativas de terror com base no filme e nos textos lidos e debatidos. Assim que forem terminando, o professor fará a correção um a um.
7ª aula:
Os alunos irão para o Laboratório de informática educativa para digitarem os textos produzidos pelos mesmos.
8ª aula:
Pesquisar na internet figuras relacionadas ao texto de cada dupla para anexarem as suas produções.
9ª e 10ª aulas:
Fazer apresentação para as demais salas dos seus textos em seguida expô-los no mural da escola.

Recursos Complementares:

Oliveira, Gabriela Rodella de – Português: a arte da palavra, 7º ano/ Gabriela Rodella de Oliveira, Flávio Nigro Rodrigues, João Rocha Campos – 1ª Ed. São Paulo: Editora AJS Ltda, 2009.

Avaliação:

Releia o conto original e discuta com a turma que mudanças foram relevantes na reescrita. Depois, peça a análise da primeira e da última versão, destacando o que melhorou e o que ainda precisa avançar. Indique pontos que eles não detectaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.