Público – alvo: 1º ciclo
Áreas envolvidas: Linguagem, Ciências Sociais, Naturais e Exatas
Objetivos:
Conhecer a letra e música da canção: A BICICLETA (Autores: Toquinho e Mutinho)
Pesquisar a história da bicicleta;
Reconhecer a importância da bicicleta para a saúde;
Utilizar a bicicleta como um meio de transporte e lazer;
Identificar os sinais de trânsito;
Compreender que a bicicleta ajuda na preservação do meio ambiente diminuindo a poluição;
Duração das aulas - 430 minutos
Conhecimento prévio trabalhados pelo professor com seus alunos
Conversa informal com as crianças sobre bicicletas, fazendo perguntas, tais como:
Vocês possuem bicicletas?
Vocês gostam de bicicletas?
Quem vem para escola de bicicleta?
Vocês sabem quem inventou a bicicleta?
Vocês acham importante andar de bicicleta? Por quê?
Estratégias e recursos da aula
1ª atividade - duração 60 minutos
Com o uso do Datashow os alunos irão ver o vídeo “A bicicleta” e em seguida com o uso da Internet pesquisarão a letra da mesma e copiarão em seu caderno.
O vídeo se encontra no link abaixo:
A BICICLETA
- B-I-C-I-C-L-E-T-A
- Sou tua amiga bicicleta
- Sou eu que te levo pelos parques a correr,
- Te ajudo a crescer e em duas rodas deslizar
- Em cima de mim o mundo fica a sua mercê
- Você roda em cima e o mundo embaixo de você
- Corpo ao vento, pensamento solto pelo ar
- Pra isso acontecer basta você me pedalar
- B-I-C-I-C-L-E-T-A
- Sou tua amiga bicicleta
- B-I-C-I-C-L-E-T-A
- Sou tua amiga bicicleta
- Sou eu que te faço companhia por ai
- Entre ruas, avenidas, na beira mar
- Eu vou com você comprar e te ajudo a curtir
- Picolé, chicletes, figurinhas e gibi
- Rodo a roda e o tempo roda e é hora de voltar
- Pra isso acontecer basta você me pedalar
- B-I-C-I-C-L-E-T-A
- Sou tua amiga bicicleta
- B-I-C-I-C-L-E-T-A
- Sou tua amiga bicicleta
- Faz bem pouco tempo entrei na moda pra valer
- Os executivos me procuram sem parar
- Todo mundo vive preocupado em emagrecer
- Até mesmo teus pais resolveram me adotar
- Muita gente ultimamente vem me pedalar
- Mas de um jeito estranho que eu não saio do lugar
- B-I-C-I-C-L-E-T-A
- Sou tua amiga bicicleta
- B-I-C-I-C-L-E-T-A
- Sou tua amiga bicicleta(Autores: Toquinho e Mutinho)
2ª atividade - duração 60 minutos
Iniciar a aula cantando a música “A bicicleta”. Após o término formar duplas para fazer uma pesquisa na Internet sobre a história da evolução da bicicleta, utilizando o laboratório de informática;
3ª atividade - duração 60 minutos
Após a pesquisa na Internet sobre a história da evolução da bicicleta, com o auxilio da técnica do laboratório os alunos irão imprimir as imagens e posteriormente será feita a montagem de um mural para expor na escola;
4ª atividade - duração 30 minutos
Bingo de palavras da música
COMO FAZER:
- Confecção das cartelas (papelão, cartolina, papel sulfite) com a participação das crianças;
BICICLETA | EMAGRECER |
CURTIR | GUIA |
ÚTIL | COMPANHEIRA |
- Cada criança poderá escolher (por exemplo: bicicleta, emagrecer, curtir, guia, útil, companheira, saúde, crescer, poderosa, transporte, tempo, amiga, exercício, liberdade, moda, imaginação, diversão, comprar) da letra da música seis palavras que irão compor sua cartela;
- Anotar e colocar numa caixa as palavras escritas pelas crianças para sorteio.
- Para marcar na cartela as palavras sorteadas as crianças poderão utilizar: botões, E.V.A., papel cartão colorido, tampa de garrafa etc.
- Quem completar primeiro a cartela é o vencedor. Deve-se continuar com o bingo até que a maioria das crianças consiga preencher sua cartela.
Prêmio: balas, pirulitos, lápis, etc.
5ªAtividade - duração 20 minutos
Fazer um acróstico com a palavra BICICLETA, usando os nomes dos alunos da sua sala de aula (ou da escola, ou da família, ou amigos etc).
Ex:
Beatriz
Igor
Cristiane
Iris
Claudio
Letícia
Evelyn
Tatiane
Amanda
Obs.: Nesta atividade pode formar também novas palavras (variar o nível de dificuldade: palavras simples; brinquedos; animais; adjetivos).
6ª Atividade - 30 minutos
Fazer uma cruzadinha a partir da palavra bicicleta com nomes de brinquedos.
Ex:
1 3
B
L
A
M
B
O
E
I
I
O
O
N
C
2 5 I
N
H
O
P
E
R
I
R
A
C
Ã
C
A
OO
4 L
E
T
E
P
E
C
A
A
T
I
L
O
B
6 Legenda:
1 – BICICLETA
2 – IOIO
3 – BONECA
4 – CARRINHO
5 – PIÃO
6 – PETECA
7 – BOLITA
7ªAtividade duração 20 minutos
Caça palavras
B | I | C | I | C | L | E | T | A |
O | T | | | | | | | |
A | M | I | G | A | O | P | L | Ç |
C | H | I | C | L | E | T | E | B |
B | I | C | I | C | L | E | T | A |
P | A | R | Q | U | E | L | P | M |
D | S | V | E | N | T | O | L | B |
C | O | R | P | O | U | I | B | G |
P | E | A | L | A | R | F | V | F |
B | I | C | I | C | L | E | T | A |
8ª Atividade - duração 30 minutos
O professor poderá convidar um especialista para fazer uma palestra sobre o trânsito.
9ªAtividade - duração 2 horas
Após a vinda do especialista, será feita uma discussão com os alunos sobre a proposta da realização de um passeio ciclístico a ser realizado pela classe.
Definida a data, horário e local da reunião dos ciclistas serão discutidos as ações necessárias para a realização do passeio:
a) Produção de um ofício à direção da escola solicitando autorização e apoio para realização do evento;
b) Encaminhamento de ofício ao departamento de trânsito solicitando segurança, sinalização, policiamento e interdição das vias utilizadas;
c) Produção de um texto em que se registrem as regras a serem adotadas, entre elas: definição do trajeto; respeito com os participantes; perfil dos participantes (maiores de 7 anos, acompanhados dos pais e professores etc);
d) Elaboração de um convite aos pais e demais interessados;
f) O passeio bem como as demais ações realizadas, serão registrados através de fotos, filmagens e postados no blog da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.