terça-feira, 8 de novembro de 2011

A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE



Público – alvo: 1º ciclo
Áreas envolvidas: Linguagem, Ciências Sociais, Naturais e Exatas
Objetivos:
Conhecer a letra e música da canção: A BICICLETA (Autores: Toquinho e Mutinho)
Pesquisar a história da bicicleta;
Reconhecer a importância da bicicleta para a saúde;
Utilizar a bicicleta como um meio de transporte e lazer;
Identificar os sinais de trânsito;
Compreender que a bicicleta ajuda na preservação do meio ambiente diminuindo a poluição;
Duração das aulas - 430 minutos
Conhecimento prévio trabalhados pelo professor com seus alunos
Conversa informal com as crianças sobre bicicletas, fazendo perguntas, tais como:
Vocês possuem bicicletas?
Vocês gostam de bicicletas?
Quem vem para escola de bicicleta?
Vocês sabem quem inventou a bicicleta?
Vocês acham importante andar de bicicleta? Por quê?
Estratégias e recursos da aula
1ª atividade - duração 60 minutos
Com o uso do Datashow os alunos irão ver o vídeo “A bicicleta” e em seguida com o uso da Internet pesquisarão a letra da mesma e copiarão em seu caderno.
O vídeo se encontra no link abaixo:



A BICICLETA
  • B-I-C-I-C-L-E-T-A
  • Sou tua amiga bicicleta
  • Sou eu que te levo pelos parques a correr,
  • Te ajudo a crescer e em duas rodas deslizar
  • Em cima de mim o mundo fica a sua mercê
  • Você roda em cima e o mundo embaixo de você
  • Corpo ao vento, pensamento solto pelo ar
  • Pra isso acontecer basta você me pedalar

  • B-I-C-I-C-L-E-T-A
  • Sou tua amiga bicicleta
  • B-I-C-I-C-L-E-T-A
  • Sou tua amiga bicicleta

  • Sou eu que te faço companhia por ai
  • Entre ruas, avenidas, na beira mar
  • Eu vou com você comprar e te ajudo a curtir
  • Picolé, chicletes, figurinhas e gibi
  • Rodo a roda e o tempo roda e é hora de voltar
  • Pra isso acontecer basta você me pedalar

  • B-I-C-I-C-L-E-T-A
  • Sou tua amiga bicicleta
  • B-I-C-I-C-L-E-T-A
  • Sou tua amiga bicicleta

  • Faz bem pouco tempo entrei na moda pra valer
  • Os executivos me procuram sem parar
  • Todo mundo vive preocupado em emagrecer
  • Até mesmo teus pais resolveram me adotar
  • Muita gente ultimamente vem me pedalar
  • Mas de um jeito estranho que eu não saio do lugar

  • B-I-C-I-C-L-E-T-A
  • Sou tua amiga bicicleta
  • B-I-C-I-C-L-E-T-A
  • Sou tua amiga bicicleta
    (Autores: Toquinho e Mutinho)

2ª atividade - duração 60 minutos
Iniciar a aula cantando a música “A bicicleta”. Após o término formar duplas para fazer uma pesquisa na Internet sobre a história da evolução da bicicleta, utilizando o laboratório de informática;
3ª atividade - duração 60 minutos
Após a pesquisa na Internet sobre a história da evolução da bicicleta, com o auxilio da técnica do laboratório os alunos irão imprimir as imagens e posteriormente será feita a montagem de um mural para expor na escola;

4ª atividade - duração 30 minutos

Bingo de palavras da música

COMO FAZER:

- Confecção das cartelas (papelão, cartolina, papel sulfite) com a participação das crianças;


BICICLETA

EMAGRECER

CURTIR

GUIA

ÚTIL

COMPANHEIRA

- Cada criança poderá escolher (por exemplo: bicicleta, emagrecer, curtir, guia, útil, companheira, saúde, crescer, poderosa, transporte, tempo, amiga, exercício, liberdade, moda, imaginação, diversão, comprar) da letra da música seis palavras que irão compor sua cartela;
- Anotar e colocar numa caixa as palavras escritas pelas crianças para sorteio.
- Para marcar na cartela as palavras sorteadas as crianças poderão utilizar: botões, E.V.A., papel cartão colorido, tampa de garrafa etc.
- Quem completar primeiro a cartela é o vencedor. Deve-se continuar com o bingo até que a maioria das crianças consiga preencher sua cartela.
Prêmio: balas, pirulitos, lápis, etc.
5ªAtividade - duração 20 minutos
Fazer um acróstico com a palavra BICICLETA, usando os nomes dos alunos da sua sala de aula (ou da escola, ou da família, ou amigos etc).

Ex:

Beatriz
Igor
Cristiane
Iris
Claudio
Letícia
Evelyn
Tatiane
Amanda

Obs.: Nesta atividade pode formar também novas palavras (variar o nível de dificuldade: palavras simples; brinquedos; animais; adjetivos).

6ª Atividade - 30 minutos

Fazer uma cruzadinha a partir da palavra bicicleta com nomes de brinquedos.
Ex:

1 3
B
L
A
M
B
O
E


I
I
O
O
N
C
2 5
I
N
H
O
P
E
R
I
R
A
C
Ã
C
A
OO
4
L

E
T
E
P
E
C
A

A
T
I
L
O
B
6
Legenda:
1 – BICICLETA
2 – IOIO
3 – BONECA
4 – CARRINHO
5 – PIÃO
6 – PETECA
7 – BOLITA

7ªAtividade duração 20 minutos
Caça palavras
B
I
C
I
C
L
E
T
A
O
T







A
M
I
G
A
O
P
L
Ç
C
H
I
C
L
E
T
E
B
B
I
C
I
C
L
E
T
A
P
A
R
Q
U
E
L
P
M
D
S
V
E
N
T
O
L
B
C
O
R
P
O
U
I
B
G
P
E
A
L
A
R
F
V
F
B
I
C
I
C
L
E
T
A

8ª Atividade - duração 30 minutos
O professor poderá convidar um especialista para fazer uma palestra sobre o trânsito.
9ªAtividade - duração 2 horas
Após a vinda do especialista, será feita uma discussão com os alunos sobre a proposta da realização de um passeio ciclístico a ser realizado pela classe.
Definida a data, horário e local da reunião dos ciclistas serão discutidos as ações necessárias para a realização do passeio:
a) Produção de um ofício à direção da escola solicitando autorização e apoio para realização do evento;
b) Encaminhamento de ofício ao departamento de trânsito solicitando segurança, sinalização, policiamento e interdição das vias utilizadas;
c) Produção de um texto em que se registrem as regras a serem adotadas, entre elas: definição do trajeto; respeito com os participantes; perfil dos participantes (maiores de 7 anos, acompanhados dos pais e professores etc);
d) Elaboração de um convite aos pais e demais interessados;
f) O passeio bem como as demais ações realizadas, serão registrados através de fotos, filmagens e postados no blog da escola.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.