SEQUÊNCIA DIDÁTICA -
Livro: Dez Sacizinhos
A definição de sequência didática é apresentada por
Zabala (1998, p.18) como: “um conjunto de atividades
ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos
educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores
como pelos alunos”.
As
sequências e projetos didáticos enriquecem a ação
pedagógica e durante a realização das atividades
propostas há o envolvimento dos alunos, possibilitando
sendo assim, a construção coletiva do conhecimento e a problematização de
contextos ligados à vida discente, mobilizando conhecimentos de várias
disciplinas. Os alunos mais experientes, ao interagirem com outros, estimulam
não só a apropriação da linguagem, mas também a ampliação de seu repertório.
Diferentes linguagens são utilizadas em todos os trabalhos desenvolvidos,
favorecendo o processo de ensino aprendizagem.
Como no
ano anterior os professores receberam a formação de linguagem, este ano os
professores estão recebendo formação de matemática e esta sequência tem como
foco a articulação entre os conhecimentos das diferentes áreas de forma
efetiva. A investigação, a pesquisa, a troca, exposições e divulgação dos
trabalhos, e o registro das atividades ajudam a promover a autonomia e as
tomadas de decisões por parte do aluno, o que favorece o exercício da linguagem
oral e escrita e do seu raciocínio logico matemático. As
atividades propiciarão a cooperação e o trabalho em equipe, valorizando a
heterogeneidade realizando as intervenções de acordo com o nível de cada aluno,
respeitando os direitos de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.