sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Reunião de Pais

A Escola Estadual Norberto Schwantes, realizou segunda- feira dia 17/09/2012, reunião com pais com a participação do CDCE- Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar.O Objetivo desta reunião foi buscar aparticipação efetiva dos pais na escola buscando alternativas para melhoria na realidade escolar do aluno, estabelecendo parcerias entre escola e pais.

         Na ocasião a escola apresentou os resultados do índice do IDEB- O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica realizado no ano de 2011. Este índice é obtido através de aplicação das Provas Brasil a cada 2 anos nas turmas de 2ª  Fase do 2º Ciclo e da 3ª Fase do 3º Ciclo.
Conforme gráfico abaixo obtivemos avanços significativos relacionados a melhoria da qualidade de Ensino na Escola.
Os pais tiveram a oportunidade de conhecer ações/projetos que a escola desenvolve para melhoria no ensino/aprendizagem buscando melhorar o índice e obter melhores resultados nas avaliações que acontecerão no ano de 2013:
Ações desenvolvidas pela escola:
·        Formação continuada para professores e funcionários da escola- Sala do Educador
·        Formação para gestores – Progestão
·        Formação continuada para professores de 1º Ciclo - SIGA
·        Aulas de reforço para alunos com dificuldade na aprendizagem
·        Atendimento na sala de recursos a alunos especiais
·        Professor articulador de aprendizagem
·        Projeto “fora Dengue”
·        Projeto “Violão na Escola”
·        Participação em jogos estudantis
·        Projeto Folclore
·        Feira do conhecimento
·        Projeto de Leitura
·        Olimpíada da Língua Portuguesa
·        Olimpíada da matemática
·        Projeto “Recreio direcionado”
·        Projeto Cultura Afro-brasileira e matogrossense
         Dentre outras ações voltadas para melhoria da qualidade do Ensino.
         Tivemos a participação da mãe de alunos com palestra “ Como participar da vida Escolar dos filhos”.

Na oportunidade foi apresentada a prestação de contas da escola referente ao primeiro semestredo valor repassado pela SEDUC- Secretaria de Estado de Educação –PDE, bem como os recursos destinados a Merenda Escolar.
No momento de interação com os pais, os mesmos elogiaram a escola em suas ações e melhoria dos Índices do Ideb, mostrando satisfação com a escola no desempenho escolar de seus filhos.


Índice do Ideb
ANOS INICIAIS ( 2ª FASE/ 2º CICLO)
ANOS FINAIS – 3ª FASE / 3º CICLO






Produzido por: Professora Lenair Aparecida Geldes
Apresentado por: Aluna Gabriela 



Como participar da vida escolar dos filhos
Há  Algumas atitudes que podem ser tomadas diariamente pelos pais, sem maiores sacrifícios ou custos, no que diz respeito à participação na educação dos filhos – que deve ir muito além do comparecimento à escola quando chamados ou do simples acompanhamento do dever de casa, que às vezes se resume à assinatura na agenda.
 * Fale sempre bem da escola. Se ela tem  problemas, discuta-os com ela, não com seu filho. Ele  precisa de uma expectativa positiva em relação
à  vida escolar, para não desestimular. 

* Quando seu filho estiver  de saída para escola, abrace-o, deseje-lhe que aprenda coisas boas, que faça amigos, que tenha sucesso. 
* Quando seu filho chegar da escola procure saber como foi seu dia, o que ele aprendeu, como se relacionou com o professor, com  os colegas, com outras pessoas.
* Procure conhecer o professor de seu filho e, se julgar necessário, passe-lhe informações importantes sobre a criança.  
* Se seu filho teve nota baixa, não espere ser chamado. Vá você mesmo à escola e procure saber o que está acontecendo.
* Procure manter com o professor do seu filho uma relação de respeito, consideração, solidariedade, carinho e, sobre tudo de cumplicidade na tarefa comum de formar um cidadão. 
* Crie o hábito de observar o material escolar de seu filho. Elogie, nunca se esqueça de valorizar o que considerar positivo, em vez de só criticar o que considerar negativo. 
Quando seu filho estiver com dificuldade, procure saber o que está acontecendo, localize o problema, compartilhe-o com a escola. Procure não omitir ou julgar. Seja solidário. 
Comente com seu marido ou mulher, com tios e avós, os êxitos escolares de seu filho, por menores que sejam, afim de que todos possam parabenizá-lo e reforçar sua  auto-estima, seu autoconceito, sua  autoconfiança.
 * Se faltar tempo durante a semana, por causa do trabalho, aproveite o fim de semana para dedicar algumas horas a seus filhos. Uma que seja, porque é melhor uma hora bem aproveitada do que oito mal aplicadas.
* Crie histórias com eles ou peça que eles a criem, mesmo que fiquem curtas ou comecem pelo fim.
 * Desenhe histórias. Para criar imagens e ilustrações não é preciso ter jeito para o desenho. Serve qualquer pincel, tinta, cola, recorte de jornais.
* Monte uma pecinha de teatro. Faça com que seus filhos cantem. Deixe que ajudem a compor os personagens e os cenários. Permita que cada um interprete de modo pessoal seu papel na peça, deixando que perceba sozinho, traços mais sutis do personagem. Permita que dance e invente novas maneiras de se comunicar. Não devemos nos preocupar  com a repetição exata das palavras se as crianças forem muito pequenas.  
 * E, sobretudo , leia histórias. Isso contribui para a criança compreender a função da escrita e da leitura. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.