sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Trabalhando com jogos do Pentaminó

Autor e Co-autor(es)

Lenair Aparecida Geldes imagem do usuário
TERRA NOVA DO NORTE - MT EE NORBERTO SCHWANTES 

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Desenvolver segmento de reta a partir de dois pontos;
* Formular soluções diferenciadas na resolução do preenchimento do tabuleiro de 8X8, retângulos de 6X10; 5X12 e 4X15;
* Montar figuras diversas com as peças que formam o Pentaminó;
* Produzir texto sobre o aprendizado do Pentaminó.
* Desenvolver habilidade de desenhar com o uso de régua.
Duração das atividades
4 aulas de 2 horas cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
* Geometria: os quadriláteros, em especial o quadrado como sendo uma figura plana, composta de quatro lados, quatro ângulos retos, quatro vértices e diversos eixos de simetria;
* Uso de régua para fazer segmentos de retas, traçar quadriculas e fazer margens, dando estética ao trabalho desenvolvido;
* Ter noção de como produzir texto científico.
Estratégias e recursos da aula
* 1º momento: (2 horas) apresentação do jogo de quebra-cabeça como sendo um passatempo muito bom para o desenvolvimento intelectual. O Pentaminó é um jogo composto de 12 peças que se formam com 5 quadrados e mais uma peça com 4 quadrados, ou seja, um quadrado, que vão preencher o tabuleiro de 8X8, num total de 64 quadrados.
- Brincar com o jogo e desenhá-lo no caderno.
- Para encontrar mais sugestões acesse o blog: www. lenairgeldes.blogspot.com
* 2º momento: Pesquisar em livros e na internet, para conhecer melhor o jogo do Pentaminó, a organização de soluções diferenciadas para os jogos de quebra-cabeça no tabuleiro de 8X8, os retângulos de 4X15, 5X20 e 6X10, observar a formação de figuras com as 12 peças que formam o Pentaminó e brincar com jogo eletrônico do tetris, disponível em software.
* 3º momento: desenvolver figuras com as peças do pentaminó e desenhá-las no caderno. Nesta aula o aluno deverá pintar os desenhos usando cores diferenciadas para cada peça, destacando-as.
* 4º momento: Síntese das aulas sobre os Pentaminós com a construção do texto sobre o aprendizado dos Pentaminós.
Recursos Complementares
* Jogo eletrônico do tetris disponível no CD-ROM “Folclore Divertido”;
* Sites: http://www.jogos.antigos.nom.br/penta.asp
            http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2005/artigos/capitulo%2010/pentaminos.pdf
Avaliação
A avaliação dar-se-á através da participação e interesse do aluno ao estar desenvolvendo as atividades e os jogos propostos.

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