quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aulas

Trapézio 
Nesta aula trabalhamos com alunos de duas turmas: 3ª fase do 1º ciclo e 1ª fase do 2º ciclo.
            Mesmo estando com muitos alunos na sala de aula e a falta de ventiladores, para afastar o calor, no decorrer da aula, pois os mesmos estavam atrapalhando aos pequenos pedaços de papel (TRAPÉZIOS) que iam sendo recortados, os alunos se comportaram muito bem.

            A aula começou com  formação do quadrado usando palitos de sorvete e percevejos para unir as pontas. Foi interessante como o fato de ter conversado antes sobre a “Prevenção de Acidentes” ajudou  não termos os típicos casos de dedinhos furados ou a perda de percevejos com a possibilidade de pisarem em cima, vindo aterem problemas de saúde, como infecções.
            Também usamos alguns palitos furados com o uso de ferro quente, que foi muito mais interessante o trabalho desta forma, pois os alunos que receberam estes palitos tinham o trabalho de enfiar um fio pelos buracos e amarrá-los depois, e por estarem trabalhando em grupos esta atividade tornou-se muito mais significativa, pois as duplas trabalharam juntas e puderam desenvolver mais habilidades motoras e cognitivas que os demais.
            Feito o trabalho com os quadrados, passamos a explorar as características desta figura geométrica como: a quantidade de lados e o fato de serem iguais; os vértices que se formam no encontro de duas retas e os ângulos nos cantos da figura.
            Usando ainda o mesmo material do quadrado,mudou-o de posição e com um pequeno achatamentos nos vértices de lados opostos, passou a observar as características do losango e o seu uso na “Bandeira do Brasil”.
            Foi distribuída uma folha de papel retangular (sulfit, A4) e também serviu para fazer a análise das características do retângulo.
            Depois com o uso de um jogo de mosaicos “Turma da Mônica” com 72 peças em forma de trapézios, procedeu as observações das características desta figura geométrica.
            Para finalizar o trabalho com os quadriláteros, ou seja, as figuras geométricas com quatro lados, os alunos deverão fazer a pesquisa na internet ou em livros e descobrirem o nome da outra figura que ficou desenhada no quadro ( o paralelogramo).
            Em seguida foi distribuída fitas já desenhadas a figura de trapézios para recortarem e com eles montarem o nome de cada um (alunos) nas folhas que haviam sido distribuídas anteriormente.
            Ao fazer as explanações e anotações no quadro, também foi revisto os conceitos de acentuação (gramática) das palavras em relação a sílaba tônica com a classificação em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
            No decorrer da aula algumas alunas manifestaram-se contrárias ao trabalho em duplas, desfazendo esta dupla, porém com um pouco de conversa não foi difícil fazê-las entenderem os objetivos e a importância deste tipo de trabalho que estávamos realizando.
            Assim sendo, diante da exposição de como foi trabalhando esta aula, podemos observar vários pontos positivos ao ser trabalhado “grupos” e não apenas “células” isoladas, ou seja, o trabalho deu certo em primeiro lugar pela união ao ser trabalhado turmas com fase/ciclo diferenciadas; as docentes das 3ª fase do 1º ciclo, Professora Izaura,1ª fase do 2º ciclo, Professora Izaira e a Professora Lenair (eu) da Sala de Recursos, que desenvolvo o gosto pela disciplina de matemática e em especial pelo trabalho com a geometria, e isto facilita ainda mais a compreensão na arte de repassar o conhecimento e por último quando conseguimos fazer nossos discentes estar compartilhando o aprendizado e assim o conhecimento acontece e a atividade se destaca.

OS QUADRILÁTEROS E OS PENTAMINÓS

            O ensino dos quadriláteros na geometria plana, foi possível explorar também os pentaminós, envolvendo aulas com a utilização de jogos eletrônicos (tetris); jogos educativos com o preenchimento do quadrado de 8x8, no total de 64 unidades; os retângulos de 4x15, 5x12, 6x10 num total de 60 unidades cada; as figuras que se forma com as 12 peças dos pentaminós; e em especial os desenhos com o uso de réguas para quadricular e montar os jogos e figuras no caderno de desenho, para registrar as atividades desenvolvidas na Sala de Recursos neste ano de 2011.
            A pesquisa na Internet foi um momento de obter muitas novidades a respeito deste jopgo. Pois até então tinha pouca informação a esse respeito, ou seja, tinha apenas o tabuleiro com o jogo de quebra-cabeça no quadrado de 8x8e algumas atividades descritas no livro de matemática do 6º ano, p. 265 de Mori, Iracema. Matemática: idéias e desafios, 6º ano / Iracema Mori, Dulce Satiko Onaga, -- 15ª ed. Reform. – São Paulo : Saraiva, 2009. Neste livro, o caderno do Professor  traz um breve relato sobre os pentaminós, e uma curiosidade em relação a formação do quadrado com os quatro quadrados em descoberto em qualquer posição no tabuleiro com a estimativa de mais de 100 mil soluções diferentes para este jogo.
            Porém foi na Internet, pesquisando sobre os pentaminós que descobrimos muitas outras formas de trabalhar com eles, como explorar, de formas diferenciadas, o conteúdo de perímetros e áreas, os jogos para a formação de figuras com as 12 peças dos pentaminós, e muitos outros.
            O tema se tornou tão interessante, que demorou para dar por encerrado este conteúdo e dar continuidade ao ensino dos quadriláteros. Então começou por formar os quadrados com o uso de palitos de sorvete presos nas pontas com percevejos, a partir daí foi possível levá-los a observação de que o quadrado possui quatro lados iguais, quatro vértices que se formam nos cantos, ou seja, no encontro de duas retas, os quatro ângulos.
            Depois usando a mesma formação do quadrado, ao girar a figura, observou-se a figura do losango, que quando “achatado” o quadrado muda de posição e forma o losango que se diferencia pela observação da formação dos ângulos.
            Com uma folha de papel “A4”, que tem a formação de retângulo, foi recortada com os dedos e feito a dobradura para tirar deste retângulo um quadrado e poder explora o eixo de simetria.
            A próxima figura geométrica plana a ser explorada foi o trapézio, iniciando com a formação dos mosaicos que temos na Sala de Recurso, sendo estes desenhados também em papel colorido para os alunos estarem recortando-os e fazendo colagens em forma de desenhos em folhas em branco.
            O estudo dos quadriláteros termina com a exploração do paralelogramo presente no jogo do tangram.

Lenair Aparecida Geldes








4 comentários:

  1. Eu sou WENDER, estudo na sala de recursos e estou trabalhando com as figuras geométricas,pintura de mosaicos,uso de réguas para fazer quadricolas e desenhar letras, quadrados,xadrez,pentaminós e tangrans. isso foi muito importante para mim porque eu desenvolvi varias coisas.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou HENRIQUE,estudo na sala de recursos eu estou trabalhando com as figuras geoméricas,uso de réguas para fazer desenhos de trapézios, de letras, xadrez, mosaicos. Com isso melhorou a minha concentração para resolver as tarefas na sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou WANDERSON estudo na sala de recurso e também nós estamos aprendendo fazer os pentaminós e descobri que eles tem 5 quadrados, e também tem formato de letras ,é fomado por jogos de quebra cabeça, ajuda no desenvolvimento cognitivo e também para desenvolver na aula de matemática .

    ResponderExcluir
  4. Eu sou CBC, tenho 13 anos, frequento a Sala de Recursos desde 2007, gosto de estudar, jogar bola, matematica. Na Sala de Recursos gosto de fazer desenho com uso de régua, fazer pentaminós, jogar no computador, jogo de dominó , caça palavras e ler.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.