quarta-feira, 30 de março de 2011

Nesta quarta-feira 30/03, foi realizado a Hora Cívica, na oportunidade as alunas da 2ª Fase 3º ciclo "A" parabenizaram o professor de Ed. física Volnei que esta de aniversário hoje. Outras apresentações marcaram o dia com a participação dos alunos da 1º Fase 3º ciclo "A" com as alunas cantando e tocando. No periodo vespertino os alunos da Sala de Articulação da professora Luciene também deram sua contribução cantando uma linda música.
Parabéns a todos pelas apresentações e ao professor Volnei por mais um ano de vida.
São votos de felicidades de toda a Escola Estadual Norberto Schwantes.







sexta-feira, 25 de março de 2011

Dia a Dia na Escola

Sala de Recursos
Esta aula foi trabalhada a atividade da malha quadriculada e pintura do xadrez, com o objetivo de incentivar o uso da régua para traçar retas a partir de dois pontos; fazer cálculos para descobrir o centro da área a ser trabalhada, e outros conceitos básicos usados na arte de desenhar, como o controle da impulsividade a persistência ao fazer algo, concentração e outros descritos no projeto “Expressão Artística na Sala de Recursos”, prevista para este ano de 2011, como os alunos matriculados no 3º ciclo do Ensino Fundamental da Escola;







Sala de Articulação
Trabalhando a Matemática





quinta-feira, 24 de março de 2011

Água, o mundo com ela...o mundo sem ela

Comemorações da Semana

Esta semana as alunas da 2ª Fase do 3º Ciclo Matutino apresentaram seus trabalhos sobre o Dia da Água, enfatizando a importancia da preservação.


A turma da 2º Fase do 3ª Ciclo Vespertino apresentaram em forma de teatro a importancia da particiapação da família na escola.




O desenvolvimento infantil é um processo global. É evidente que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas tanto às características próprias da criança, quanto às atitudes inadequadas da família e da escola que afetam a criança enquanto pessoa em desenvolvimento.

“A criança que desde cedo, tem contato com outra, é sabidamente mais sociável, menos egocêntrica e mais tolerante. Viver em grupo é altamente positivo.

Toda criança começa a aprender a partir do nascimento e, desde então, vai construindo a sua modalidade de aprendizagem no convívio familiar, com decorrência de alguns fatores, como as trocas emocionais, a aprendizagem social, a observação e a imitação são processos importantes que se efetivam nesse contato.

Naturalmente que, depois da família, é na escola que as crianças permanecem mais tempo, e as expectativas em relação ao seu desempenho escolar aumentam, assumindo maior importância na vida em família.

Mas não compete apenas à escola a função de educar, mas também à família em primeiro lugar. E se hoje se tem a sobrecarga da vida moderna, é sumamente importante lembrar que o que vale não é o tempo que se passa junto com os filhos, mas a maneira como estabelecem as relações com eles.

Isso é o que importa, pois se os filhos sabem que podem contar com os a pais quando necessitarem, se os pais têm uma parte do seu tempo diário e de lazer reservado para dar atenção e conversar com os filhos, se os limites são estabelecidos com flexibilidade e justiça, sem culpas ou necessidades compensatórias, pode-se esperar, então, menor probabilidade de problemas.

Considerar-se-á que o principal agente de formação da criança é a família. Porém que a crise que a família vem enfrentando por todas essas transformações que teve, alteraram profundamente a qualidade de vida da criança.

A desestrutura familiar permeia a nossa sociedade o que influencia diretamente na formação primeira da criança, pais separados têm uma grande influência no desenvolvimento psicológico, emocional e afetivo das nossas crianças.

Uma boa comunicação entre pais e filhos exige em primeiro lugar, traduzir o amor, respeito, confiança, atenção e atender as suas necessidades básicas. Com essa participação dos pais no processo de ensino-aprendizagem, ela ganha mais confiança, vendo que todos se interessam por ela, e também porque você passa a conhecer quais são as dificuldades e quais os conhecimentos que ela tem.

Comunicar-se com os filhos é dar apoio, conhecer as suas dificuldades, verificar pelo que eles estão passando, estimulando suas potencialidades, dando liberdades e incentivo, e respeitando os sentimentos da criança.

A família que propicia curiosidade em seus filhos, desde pequeno, valorizando suas atitudes e criando situações para que eles estabeleçam relações e desenvolvam o pensamento científico, em sua rotina, é uma família que sempre valoriza e respeita as atividades relacionadas á vida escolar de seus filhos.

Um dos problemas que afeta as crianças no desempenho escolar é a falta dos pais no processo de aprendizagem, e não pela situação financeira, mas sim, o desinteresse, a falta de tempo por causa do trabalho, a falta de apoio, de carinho e amor, causam fracasso no processo educativo de seu filho, até mesmo desanima o aluno; áreas que precisam ser trabalhadas junto ao aluno e a família, o que impede o bom desempenho das funções da escola.

Os pais precisam ter certeza de que educar é importante. Acreditar que colocar limites, apresentar valores, despertar desejos nos filhos é iniciar o processo de compreensão do mundo e convivência com o outro.

Júlia Aparecida Séccolo
Pedagoga
www.inclusive.org.br/?p=18511

segunda-feira, 21 de março de 2011

Reunião de Pais

A Escola Estadual Norberto Schwantes, realizou nesta sexta-feira dia 18/03/2011, reunião com pais de alunos para apresentação do corpo docente e administrativo da escola bem como a proposta pedagógica - PPP e Regimento Escolar onde os pais puderam dar sua opinião. O objetivo desta reunião foi de buscar a participação efetiva dos pais na escola buscando alternativas para melhoria na realidade escolar do aluno, estabelecendo parcerias entre escola e pais.
Na oportunidade foi apresentada a prestação de contas da escola referente ao ano letivo de 2010 dos recursos recebidos do MEC, PDDE e SEDUC Secretaria de Estado de Educação, PDE bem como os recursos destinados a Merenda Escolar.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Dia do Circo

Nesta semana a escola comemorou o Dia do Circo com apresentações dos alunos das professoras Dirlete A. Franceschi e Neiva Luzia de Oliveira.




Como surgiu o circo


É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.

Conta-se ainda que no ano 108 a.C aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos.

Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.

Quando o circo chegou ao Brasil

No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista.

Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa.

Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.

O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.

Sala de Articulação



quarta-feira, 9 de março de 2011

Sala de Recursos

A Escola Estadual Norberto Schwantes comemorou nesta Quarta-Feira (09/03/2011) o Dia Internacional da Mulher juntamento com a Hora Cívica, realizada toda semana, com comemorações e homenagens a Mulher.


Entrega de lembranças a todas as funcionárias da escola.



Após cantado o Hino Nacional os alunos realizou apresentações com as professoras Micheli de Paris e Neli Cândido de Oliveira.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher




Mulher
Símbolo do amor, perseverança e desprendimento.
Guerreira, amiga, emotiva, carinhosa, dedicada...
Poderia escrever aqui milhares de adjetivos...
Mas eles todos se traduzem em uma só palavras. Mulher


Parabéns pelo seu dia, você é muito especial.
Escola Estadual Norberto Schwantes 2011